Tipos de tendinite de pulso

Escrito por saad mohammad | Traduzido por christine sousa barros de carvalhosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de tendinite de pulso
O pulso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A tendinite por definição é uma inflamação, e quaisquer atividades que exigem movimentos repetitivos, especialmente em esportes que podem exigir grandes quantidades de força gerados por esses movimentos, colocam o paciente em risco de inflamação. Se não for tratada a inflamação, o paciente corre o risco de instabilidade e até ruptura do tendão. Para todas as patologias do tendão, o fundamento de tratamento tem sido diagnóstico precoce com modificação de atividades, medicação anti-inflamatória (como NSAIDS) e braçadeiras.

Outras pessoas estão lendo

Patologia do tendão extensor carpi ulnaris

O extensor carpi ulnaris está localizado no 6° compartimento dorsal do lado ulnar (media) do pulso, sendo que quem pratica esportes de raquete e golfe tende a ter mais risco de lesão. Ela se apresenta de forma aguda com um lado ulnar (interior) do pulso e é diagnosticada com uma dor sobre o tendão envolvido. O médico também poderá fixar o pulso em um desvio ulnar durante uma extensão de pulso ativa, e, resultando em dor , a patologia do tendão ECU provavelmente é a culpada.

Tipos de tendinite de pulso
Quem usa raquete pode estar mais em risco (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Tenossinovite de De Quervain

Isto diz respeito principalmente aos tendões adutor "pollicis longus" (APL) e ao extensor "pollicis brevis" (EPB) que estão localizados no compartimento dorsal primário do pulso. As mulheres têm mais chance de contraí-la no período pós-parto, pois a posição em que seguram o bebê é repetitiva e tida como contribuir à inflamação por excesso de uso; mas outras atividades como esportes com raquete e remo também são fatores de risco. O paciente perceberá que a área sobre o estiloide radial está sensível ou inchada. O médico geralmente aplicará o teste de Finkelstein; em que o paciente fecha o pulso e o médico desvia o pulso em direção ulnária. A dor que resulta com os fatores de risco prováveis levam à conclusão de que se trata da tenossinovite de De Quervain.

Tipos de tendinite de pulso
O uso dos pulso no pós-parto pode levar à tenossinovite (Michael Kovac/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Síndrome da intersecção

Isto pode estar associado a atividades esportivas que envolvem a extensão com desvio radial da junta do pulso repetitivamente. Dentre elas, estão levantamento de pesos, esportes com raquetes e esqui. O apelido dado a isso é "tendinite cruzada", que ocorre na localização anatômica do antebraço distal onde os tendões do primeiro compartimento dorsal cruzam com os tendões do segundo compartimento dorsal. O paciente sentirá dor no lado radial, no aspecto dorsal do pulso aproximadamente 4 cm perto da junta do pulso. Vez ou outra poderá sentir uma vibração ou sensação de rangido ou estalo se a tendinite for severa.

Tipos de tendinite de pulso
Raio-X do pulso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tendinite do flexor carpi radialis (FCR)

Qualquer esportista com movimentos repetitivos de pulso, especialmente flexão do pulso com desvio radial, tem maior risco de ter esta condição. A localização do tendão coloca este tendão em risco porque ele corre em paralelo a inúmeros ossos antes de seu ponto de ligação e pode ficar inflamado por fricção repetitiva junto ao osso. A dor geralmente é localizada no volar, lado radial do pulso, e o paciente notará uma certa sensibilidade sobre o tendão, e, quando a flexão com o desvio do radial for repetida, a dor geralmente será exacerbada. Todos esses fatores indicam uma possível tendinite FCR.

Tipos de tendinite de pulso
Jogadores de tênis têm mais propensão a ter este tipo de tendinite (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Tendinite do flexor carpi ulnaris (FCU)

Este tipo clinicamente apresentará dor no aspecto ulnar do pulso e ficará pior pela flexão com desvio ulnar. Os fatores riscos mais uma vez inclui atletas com movimentos repetitivos do pulso, especialmente aqueles que aumentam o desconforto.

Tipos de tendinite de pulso
Movimentos repetitivso em atletas tendem a este tipo de tendinite (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Considerações

Embora o que foi exposto acima seja uma boa discussão sobre os diferentes tipos de tendinites de pulso, nada substitui uma consulta com um profissional de saúde treinado para perceber o quadro clínico, para produzir um diagnóstico coerente e para utilizar outras medidas quando o quadro não se apresentar de forma típica. De fato, é de se ressaltar que as lesões do lado ulnar têm um diagnóstico capcioso devido à anatomia e à apresentação clínica vaga em que se apresenta, sendo que, muitas vezes, é necessário fazer ressonância magnética para avaliar melhor. Também é interessante procurar um rápido diagnóstico, já que as complicações da tendinite podem exigir tratamento cirúrgico, que sempre é melhor evitar se não for necessário.

Tipos de tendinite de pulso
Diagnósticos rápidos da tendinite podem evitar cirurgia (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível