Mais
×

Tipos de teses

Sejamos francos: escrever é uma tarefa difícil para a maioria dos estudantes. Entretanto, quando se trata de uma tese, o nível é elevado para uma zona desafiadora e complicada.

Apesar disso, os estudantes devem ter em mente o objetivo do trabalho, assim como o tipo de tese que precisa ser produzida. Se ela for uma argumentação, declaração ou resposta de uma pergunta, isso determinará a pesquisa em geral e o processo de escrita, assim como a nota final.

O tipo certo da declaração da tese pode levar as notas dos estudantes ao sucesso ou ao fracasso (appunti di lettura image by anulu from Fotolia.com)

Tese analítica

A escrita analítica é geralmente a categoria escolhida mais comum. Uma vez que o escritor esteja preparado com a tarefa de esmiuçar e explicar minuciosamente um tópico, esse tipo de tese é bastante fácil de construir.

Para isso, os estudantes devem focar no "como" e "porquê" o tópico e a ideia funcionam. Eles devem ter consciência de que o objetivo do trabalho é fornecer uma afirmação específica e demonstrar um profundo entendimento e conhecimento sobre ela.

Tese argumentativa

Uma tese argumentativa requer um pouco mais de trabalho, já que o ponto principal da escrita é convencer o leitor e encorajá-lo a fazer algo. Apesar de ela requerer uma abordagem similar ao processo analítico, em termos de definir um problema e a razão ou avaliação para ele, esse tipo de tese exige um trabalho cuidadosamente examinado com contra-argumentos.

Para completar esse tipo de afirmação, os estudantes precisam fazer uma declaração específica e baseá-la em evidências fortes. Isso significa pegar uma posição bem fundamentada, seja ela uma opinião, proposta ou interpretação, e defendê-la até o final com elementos e fatos sólidos.

Tese expositória

Quando se trata de uma tese expositória, o objetivo é explicar uma ideia ou um tópico para uma audiência. Dos três tipos de estrutura, ela é a mais organizada porque é listada com um perfil específico para a audiência seguir.

Apesar de parecer simples, os estudantes devem ter consciência do que eles estão tentando explicar e de como organizar melhor essa explicação. Além disso, a ordem de como a ideia deve ser apresentada é importante com as categorias e seções relacionadas. Assim, como de costume, eles devem possuir uma pesquisa e fatos sólidos para defender a afirmação

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article