on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Tipos de testes em entrevistas de emprego

Atualizado em 17 abril, 2017

Um empregador conduz entrevistas com candidatos em potencial para determinar se os aplicantes são adequados para a função em questão. As empresas utilizam diferentes técnicas para entrevistar candidatos potenciais para empregos. As entrevistas geralmente são constituídas de um diálogo entre o candidato e o contratante e outros membros da equipe. Os testes são realizados, geralmente, durante o processo de entrevista para avaliar as habilidades dos candidatos. As entrevistas podem ser na forma de exames, questionários ou testes de computador.

Testes de digitação são feitos como parte do processo de entrevistas (office job image by Oleg Kulakov from Fotolia.com)

Teste de software de computador

Empregadores requerem que candidatos sejam capazes de trabalhar com um computador, digitação, e-mail, usar a internet e sejam proficientes com um número de softwares comuns. Os testes de computador geralmente são dados aos candidatos antes de um entrevista cara a cara com o contratante. O teste de digitação normalmente é cronometrado e avalia a velocidade de digitação dos candidatos. Outros testes de programa do Microsoft Office incluem Word, Excel e PowerPoint. Os testes não são cronometrados, mas o candidato marca pontos baseado em quanto tempo ele leva para responder cada questão, bem como se a questão foi ou não respondida corretamente.

Loading...

Testes de integridade

Os empregadores geralmente buscam honestidade, funcionários fidedignos para trabalhar para suas companhias. Os testes de integridade avaliam a habilidade dos candidatos de serem honestos, seguros e promover comportamentos pró-sociais. Os testes de integridade, ou ética, fazem perguntas que são diretas e relacionadas a experiências pessoais anteriores. As questões são fraseadas de modo que não há nenhuma resposta clara, certa ou errada. O propósito do teste é identificar potenciais desonestos e inseguros funcionários que não se encaixariam necessariamente na cultura corporativa da empresa.

Testes de personalidade

As empresas testam a personalidade de potenciais funcionários para ter certeza que o candidato é mental, emocional e socialmente estável. Identificar tipos de personalidade dirá ao empregador se a pessoa é ou não qualificada para a vaga. Uma pessoa introvertida, quieta e pessimista não seria uma vendedora de sucesso. As empresas poupam com custos de contratação e demissão avaliando as personalidades dos potenciais funcionários antes de contratá-los. As solicitações de traços de personalidade incluem abertura a novas experiências, otimismo, orientação a serviços, tolerância ao estresse e habilidade de tomar iniciativas.

Testes de habilidades cognitivas

Os testes de habilidades cognitivas testam a lógica, raciocínio e habilidade de compreensão do candidato. Resolução de problemas, raciocínio, leitura e outras habilidades mentais são testadas. Testes verbais e de matemática, bem como testes de números e arquivamentos revelarão as habilidades de reconhecer problemas, analisar e corrigir dados do candidato. Os testes de habilidades cognitivas mostram aos empregadores se o candidato é ou não capaz de realizar trabalhos complexos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...