×
Loading ...

Os tipos de tintas usadas para pinturas faciais

Atualizado em 21 março, 2017

A pintura facial é praticada há séculos por africanos, nativos americanos e pessoas de outras culturas pelo mundo. Ela foi criada para reconhecer status em tribos, para guerras e caçadas. Séculos atrás, a pintura facial foi feita com a mistura de argila e pedras coloridas em pastas. Atualmente, ela é vista como uma prática celebrativa e as tintas usadas para tal vêm em diferentes formas e variedades.

A prática da pintura facial começou muitos séculos atrás (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Tinta à base d'água

A tinta à base d'água é aprovada pela Anvisa como adequada para pintura facial, pois não irrita a pele como outras tintas normalmente fazer. Eles também possuem uma lista de cores tidas como aceitas para o uso em cosméticos e pintura facial.

Loading...

Tinta facial orgânica

A pintura facial orgânica é para famílias e parentes que querem evitar expor seus filhos a aditivos e toxinas que podem ser encontradas em produtos não orgânicos. Algumas tintas possuem chumbo, níquel, cobalto e crômio, e esses elementos podem irritar a pele e causar problemas de saúde leves e graves. O chumbo pode causar problemas físicos, mentais e emocionais em crianças e adultos. As tintas orgânicas evitam todos os aditivos químicos e reduzem o risco de envenenamento por chumbo e exposição a irritantes de pele.

Pintura de henna

A henna é uma tinta natural desenvolvida e vastamente usada na Índia e outros países asiáticos. Ela foi tradicionalmente usada em cerimônias, casamentos e festivais. Com sua crescente popularidade, a henna tem sido usada não apenas em entre mulheres nos pés e mãos, mas entre aqueles que procuram a aparência de uma tatuagem permanente. A henna dura bastante e produz tatuagens em uma coloração vermelha e marrom. As tatuagens de henna preta, no entanto, podem conter produtos perigosos.

O que evitar

Algumas pinturas faciais não são saudáveis para a pele e podem causar irritações pequenas ou grandes. Tinta acrílica ou a óleo não são feitas para a pele e podem causar reações alérgicas quando aplicadas diretamente, mesmo em pequenas quantidades.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...