Tipos de torquímetros de precisão

Escrito por sam jenkins | Traduzido por max jahnke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de torquímetros de precisão
Nenhuma coleção de ferramentas está completa sem uma chave de torque. (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Um torquímetro é projetado para medir a quantidade de torque exercido enquanto apertar uma porca ou parafuso. Alguns elementos de fixação, especialmente aqueles em motores e outros conjuntos móveis, devem ser apertados com um grau específico e se necessário deve-se fazer o uso de uma chave de binário. Todas as chaves de torque permitem o uso de soquetes intercambiáveis, no entanto, eles vêm em muitos estilos diferentes no que tange ao modo como eles exibem e medem medidas de torque.

Torquímetro de feixe

A chave de torque menos cara e mais comumente encontrada é a chave de torque de feixe. Esta chave é composta, basicamente, de um cabo longo com um soquete em uma extremidade, como uma barra de disjuntor, com um feixe de funcionamento paralelo ao cabo da chave. O feixe percorre todo o comprimento da cabo e permanece estático quando ele se move sob o torque ao apertar. No final do feixe há um ponteiro que fica sobre uma escala impressa no cabo da chave. O ponteiro irá indicar o nível de torque sendo exercido pela pessoa que usa a ferramenta. Esta chave pode nunca desregular, desde que os pontos do indicador voltem a zero quando a chave não está em uso. Devido a isso, a chave de estilo feixe é sem dúvida a mais confiável. Se o feixe não alinhar volta a zero, um clipe de papel ou outro ponteiro pode ser ligada à extremidade do feixe para realinhá-lo.

Torquímetro de estalo

A chave de torque estilo clique é um pouco mais cara, mas mais amigável do que o torquímetro de feixe. Não há feixe algum sobre esta chave, e ela poderia ser confundida por um grande catraca se não fosse o mostrador de ajuste em uma das extremidades. Antes de apertar algo, a pessoa girará o mostrador na extremidade do cabo para selecionar uma quantidade desejada de torque a ser efetuado. O torque será feito por contra própria a partir de então. À medida que a pessoa aperta o elemento de fixação com o binário selecionado, um ruído de estalido será feito pela chave, permitindo que se saiba que o fecho não deve ser apertado mais. Normalmente, estas chaves também têm uma função de catraca. Elas permitem que o usuário sinta e ouça a porca ou parafuso atingir o nível de aperto desejado, evitando excessos. Chaves de clique podem se descalibrar em caso de queda ou se forem forçadas de outra forma.

Torquímetro eletrônico

Torquímetros eletrônicos exibem digitalmente a quantidade de torque exercida sobre um fixador. Este é o tipo mais caro dos três principais tipos de chaves de torque. Um LED ou o som também pode ser ativado quando o nível de torque desejado é atingido. Essas chaves podem sair do alinhamento se forçadas. No entanto, elas são altamente precisas e fornecem mais informações que qualquer outro estilo de chave de torque.

Tamanhos

Chaves de torque podem vir com todos os comprimentos e tamanhos diferentes de soquete. Chaves menores são melhores para tolerâncias menores, como quando a escala de libras por polegada está sendo usada, e as chaves maiores são melhores para situações que exigem grandes quantidades de torque e exigem mais força. Uma chave de torque em torno de 60 cm e com uma abertura de meia polegada é a melhor para a maioria das situações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível