Mais
×

Tipos de trastes em guitarras

Trastes são os fios dourados que estão ao longo do espelho. O fio dos trastes varia em tamanho, de acordo com o que foi especificado pelo designer da guitarra. Além disso, um guitarrista pode preferir um tamanho em vez de outro e ter trastes customizados instalados por um luthier. Um luthier é um fabricante e reparador de guitarras. Mudar o tamanho dos trastes altera também a ação da guitarra, ou sua tocabilidade.

Trastes estão disponíveis em vários tamanhos (acoustic guitar image by Tanya McConnell from Fotolia.com)

Tamanho dos trastes definido

De acordo com o luthier Paul Hostetter, os trastes são dimensionados de acordo com a largura e o tamanho da coroa. A coroa é a parte visível do traste. A largura representa o quão largo o traste é. A altura, o quão alto o traste está a partir do espelho. Todas as guitarras têm exigências diferentes de altura e largura, variando conforme a especificação do designer.

Trastes largos

Trastes largos, também chamados de jumbo, foram usados em muitas guitarras Gibson a partir dos anos 50 e, até hoje, em muitas guitarras para rock. Esse traste é muito alto. Um traste alto requer menos pressão dos dedos por parte do guitarrista. A pressão dos dedos é chamada de "ação" ou a ação da guitarra. Uma guitarra com trastes mais baixos tem ação pesada, e uma guitarra com trastes altos tem ação suave. A ação é uma preferência pessoal do guitarrista, e um luthier consegue instalar trastes para controlar a ação.

Trastes médios

Trastes médios são instalados em muitas guitarras Fender e Martin. Algumas Gibson usam trastes médios também. Esses trastes fornecem uma ação mais pesada, porém, sustentam mais a nota. O famoso luthier Dan Erlewine usa trastes com largura de 0.23 cm e altura de 0.12 cm.

Trastes finos

Os trastes finos são usados nos primeiros violões feitos antes da Segunda Guerra Mundial, saltérios e banjos. Eles são fios para trastes vintage. A ação de um traste fino e baixo é muito pesada. O guitarrista terá que pressionar de modo bem firme para conseguir uma nota verdadeira. Por essa razão, trastes finos não são usados em muitas guitarras modernas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article