Tipos de tubarões no Oceano Índico

Escrito por ethan shaw | Traduzido por bruno belli sinder
Tipos de tubarões no Oceano Índico
O tubarão-tigre é um dos maiores do Oceano Índico (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Alguns tipos de tubarões vivem nas águas quentes do Oceano Índico, desde pequenos cações até imensos tubarões-baleia. A área contém alguns dos pontos mais comuns para grandes tubarões, como a costa da África do Sul e do sul da Austrália. Embora haja histórias de ataques a humanos na área, a maioria dos tubarões é inofensiva.

Nichos de alimentação

Tubarões no Oceano Índico possuem diversas estratégias predatórias. O maior de todos, o tubarão-baleia, é um grande filtro, se alimentando passivamente de plâncton, assim como a baleia (os tubarões podem consumir pequenos peixes também). Em comparação, o grande tubarão branco, que pode passar de três metros e duas toneladas, caça grandes prezas, como atum, foca, leão marinho, golfinhos e pequenas baleias. O tubarão-charuto, que costuma ter menos que 60 cm, procura espécies similares: ele possui grandes dentes e uma boca de sucção, que usa para remover a carne de grandes criaturas marítimas.

Espécies costais

Os recifes e os corais da costa do Oceano Índico contém uma grande variedade de tubarões. Uma espécie própria da área é o tubarão-zebra, um peixe listrado com corcunda, corpo duro, cauda grande e cabeça chata. O tubarão zebra tem um corpo escuro com listras brancas quando filhote, e ganha uma coloração mas clara com pequenas manchas escuras quando adultos. Eles vivem nos recifes e em praias, comendo crustáceos, moluscos, peixes e outras pequenas presas. Tubarão-tigre também costuma viver na costa, caçando qualquer coisa que possa conseguir, desde peixes e lagostas até tartarugas e golfinhos. Eles crescem até seis metros, e são um dos maiores e mais perigosos predadores do Oceano Índico.

Alto mar

O tubarão branco era considerado um predador costeiro, ligado à presença de focas e leões marinhos. Pesquisas recentes no Oceano Índico e outros locais sugerem outra coisa. Um tubarão branco fêmea, marcado por pesquisadores em 2003, percorreu mais de 19.000 km em uma viagem de ida e volta entre a África do Sul e a Austrália. Outros especialistas em alto mar, como o galha-branco-oceânico, costumam viajar frequentemente à procura de fontes de alimentos.

Tipos de tubarões no Oceano Índico
Tubarão branco pode viajar bastante em alto mar (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Exploração em água doce

Um tubarão notável do Oceano Índico não se contém à água salgada. Junto com o tubarão branco e o tubarão tigre, o tubarão cabeça-chata é um dos mais conhecidos da área, frequentemente mencionado em ataques a humanos. Esse animal poderoso, que chega a alcançar 4 metros, é conhecido por sua tolerância à água doce: ele pode nadar por milhares de quilômetros rio acima, frequentando ambos os tipos de água. Além da margem do oceano, eles costumam viver no rio Zambezi da África do Sul, onde dividem a área com hipopótamos e crocodilos do Nilo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível