Mais
×

Tipos de tubos usados para instalar um aquecedor a gás

Apenas alguns tipos de tubos podem ser utilizados para a construção de um aquecedor a gás. Há vantagens e também desvantagens associadas a cada tipo de tubos de gás. Cada tubo tem aplicações práticas em um sistema de aquecedor a gás. A decisão de qual o tipo de tubo ideal deve ser feita por um profissional qualificado e não pelo consumidor, por causa da complexidade e regulamentos que envolvem a instalação de um aquecedor a gás.

Tubos (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Pressão

Há atualmente duas variedades de tubulação de gás no mercado: tubulação de gás de alta pressão e tubulação de gás baixa pressão. Os de alta pressão são menores do que os de baixa pressão,mas requerem o uso de reguladoras de redução de pressão, onde a tubulação encontra o aparelho. Já os tubos de baixo pressão não necessariamente precisam de reguladores.

Materiais

Somente alguns matérias são aprovados para fabricação de tubos de gás. Atualmente, os tipos aprovados para construção de aquecedor de gás incluem tubos de aço,cobre,alumínio,ferro fundido dúctil,tubos de latão amarelo,PE (polietileno) e PVC ( policloreto de vinila) de acordo com o The Engineering Tool Box, do qual é um site de pesquisas americano sobre engenharia e projetos de aplicações técnicas.

Código local

Os códigos locais regulam os tipos de tubos que são utilizados em projetos de instalações de aquecedor a gás e devem ser consultados antes da instalação do aquecedor a gás que envolve um tipo especifico de tubo.

Função

Tubos de aço podem ser usados acima do solo, pois a corrosão não será um problema. Tubos de bronze amarelo são usados quase que exclusivamente para instalação internada tubulação de gás. De acordo com o The Engineering Tool Box, tubos de gás de alumínio não são aprovados para uso subterrâneo. Tubos de ferro fundido dúctil, PE e PVC são usados acima do solo e subterrâneo.

Fatos

Tubos de cobre e aço são os tipos mais comuns de tubulações utilizados para distribuição de gás em edifícios. Somente tubos de cobre dos tipos " L" ou " K " devem ser utilizados em uma instalação de aquecedor a gás. Conectores flexíveis estão disponíveis para conectar canos em um aquecedor.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article