Os dois tipos mais usados de cartas comerciais

Escrito por tessa holmes | Traduzido por diego morais
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os dois tipos mais usados de cartas comerciais
Os escritores de cartas empresariais devem saber o formato certo da empresa (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Gerenciar ou trabalhar em um negócio requer profissionalismo, organização e comunicação. Em certo momento, toda empresa deve estar apta a escrever e encaminhar uma carta empresarial e/ou comercial corretamente. O formato e o conteúdo do documento devem refletir uma atitude profissional de negócios. Existem mais de uma forma de escrever esse tipo de carta. Duas delas são consideradas aceitáveis pela maioria das empresas.

Outras pessoas estão lendo

Estrutura básica

As cartas empresariais geralmente são digitadas e impressas em folhas de papel timbrado. Nesses casos, as informações do remetente (tais como o nome da empresa, endereço e números de contato) já se encontram no papel timbrado e não devem ser inseridas na carta. Caso não se utilize o papel timbrado, tais informações devem ser incluídas. A data que a carta foi emitida aparece estruturada da seguinte forma: dia/mês/ano.

O nome do destinatário aparece após a data e começa com um título pessoal, tal como: "Sr." ou "Sra." e o nome. Em seguida, aparece a saudação que usa a mesma titulação utilizada na informação do destinatário.

O corpo do texto vem após a saudação. É importante que uma carta empresarial seja concisa, factual e profissional -- embora também seja aconselhável manter um tom amigável. A carta termina com um fechamento, geralmente uma frase, tal como: "Atenciosamente" ou "Grato" e a assinatura do remetente.

Estilo mais comum

O estilo de carta empresarial mais popular é o bloco. Para seguir as regras desse formato, todo o texto deve estar justificado à esquerda. O padrão é uma fonte de tamanho 12, e o estilo "Times New Roman" é aconselhado. O documento deve ter espaçamento simples entre as linhas, porém duplo entre os parágrafos ou seções. Isso inclui o corpo dos parágrafos, informações do remetente e do destinatário e o encerramento. Utilizar o formato de bloco é uma padrão na indústria.

O segundo estilo mais comum

O formato de bloco modificado é o segundo tipo mais utilizado no mundo dos negócios. Ele tem uma estrutura similar à do formato de bloco mas com algumas poucas diferenças. Assim como no formato de bloco, o modificado possui espaçamento simples entre linhas e duplo entre parágrafos. A fonte é "Times New Roman", tamanho 12. Além disso, o formato do texto também é justificado à esquerda (exceto a data e o encerramento, que são centralizados). Embora este estilo seja aceitável para cartas comerciais, ele é bem menos comum do que o formato de bloco.

Estilo bonus

O terceiro e último tipo comum de cartas comerciais é o de formato semi-bloco. Ele não é geralmente um formato aceitável para cartas comerciais, mas é utilizado em algumas raras instâncias. Esse estilo é muito similar ao de bloco, a única diferença está no começo do corpo dos parágrafos. Ao invés de todas as linhas estarem justificadas à esquerda, a primeira linha de cada parágrafo é recuada. Esse é um estilo muito comum para redações, mas não é amplamente usado na escrita de cartas comerciais. A fonte "Times New Roman", tamanho 12, é muito comum nesse estilo de texto, embora possa ser substituída pela fonte "Arial".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível