×
Loading ...

Tipos de vermes em uma fossa séptica

Uma fossa séptica é um componente integral de um sistema de tratamento de esgotos. Pode-se imaginá-la como uma estação de tratamento de resíduos em pequena escala, comum às áreas onde o acesso aos canos de esgoto não é fornecido. Estima-se que uma grande parte da população dependa de fossas sépticas para eliminação de dejetos. As bactérias anaeróbicas decompõem a maioria da matéria residual séptica. Os resíduos não decompostos são removidos fisicamente ou quimicamente tratados. As fossas sépticas muitas vezes abrigam vermes parasitas que causam doenças, e sabe-se que vazamentos contaminam a água potável.

Uma fossa séptica é um componente integral de um sistema de tratamento de esgotos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cryptosporidium parvum

O Cryptosporidium parvum é um parasita que provoca a criptosporidíase (ou cripto), uma doença do trato intestinal. Ela é causada pela ingestão de oocistos de Cryptosporidium, os quais se abrigam e se desenvolvem em água contaminada com resíduos fecais. A água residual da fossa escoa para bacias hidrográficas usadas para coleta de água potável, contaminando-a com o parasita. Ele se multiplica na câmara intestinal de mamíferos, causando desidratação, perda de peso, dores de estômago, náuseas, vômitos e febre. O Cryptosporidium parvum é frequentemente encontrado em fossas sépticas. De acordo com uma investigação serológica realizada pela FDA, cerca de 80% da população norte americana teve criptosporidíase em um momento ou outro de suas vidas. Acredita-se que o principal culpado tenha sido a água contaminada por fossa séptica.

Loading...

Tênias

As tênias, ou cestoides, são vermes parasitas que vivem no trato intestinal e outras partes do corpo dos mamíferos. Elas são classificadas em dois tipos, ou seja, tênias intestinais e tênias teciduais. As primeiras completam seu ciclo de vida no intestino, absorvendo nutrientes do trato digestivo do hospedeiro. Os tipos de tênias intestinais incluem a tênia da carne (Taenia saginata), tênia de rato/anã (Hymenolepis diminuta e Hymenolepis nana), tênia do cão (Dipylidium caninum) e tênia do peixe (Diphyllobothrium latum). As tênias teciduais contaminam o corpo humano com ovos ou cistos e incluem a tênia do porco (Taenia solium) e tênia hidática (Echinococcus granulosus). A infecção por tênia causa diarreia, dor abdominal, fadiga e náuseas, e é tratada com fármacos anti-helmínticos prescritos.

Lombrigas

As lombrigas, ou nematoides, são vermes parasitas que vivem no trato intestinal humano. Os sintomas de uma infecção por lombriga incluem diarreia, náuseas, dor abdominal, perda de peso, fadiga, falta de ar e tosse. Há vários tipos de vermes, incluindo traça, ancilostomíase (necator e ancilostoma), trucurídeos, Ascaris lumbricoides, Strongyloidiasis stercoralis, Trichinose spiralis, estrongiloides e triquinas. As doenças causadas por lombrigas incluem triquinose, estrongiloidíase, tricuríase, ancilostomíase e ascaridíase.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...