Tipos de vermes intestinais em humanos

Escrito por dr. melissa nelson | Traduzido por débora faggioni
Tipos de vermes intestinais em humanos

Muitos vermes têm larvas que eclodem no intestino delgado

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O corpo humano pode abrigar vários tipos de vermes intestinais. Alguns são relativamente inofensivos, enquanto outros causam desconforto e doenças consideráveis. Dependendo do tipo de verme, os sintomas podem variar desde a ausência de sintomas a ligeiro comichão, diarreia e vômitos a dor abdominal intensa, hemorragia intestinal ou outros efeitos graves no organismo humano. Os vermes intestinais primários que provocam efeitos prejudiciais nos seres humanos são: nemátodos, ancilostomídeos, estrongiloides, tênias, toxocaras, triquinelas e tricurídeos.

Outras pessoas estão lendo

Nemátodos

Os ovos dos nemátodos são transmitidos pela pessoa infectada através da ingestão dos ovos de mãos ou objetos contaminadas. As crianças são as veiculadoras usuais dos nemátodos, que causam coceira perianal. O verme adulto pode ser encontrado nesta área, quer por meio de inspeção visual ou por meio da aplicação de uma tira de celofane à área, que apanha os ovos. Esta tira é, então, examinada sobre uma lâmina de microscópio para pesquisa dos ovos.

Ancilostomídeos

Os ancilóstomas são espalhados a partir da ingestão de larva ou do contato direto com o solo que a abriga. Andar descalço através de solos contaminados é uma forma comum de se contrair uma ancilostomíase. Existem dois tipos de ancilostomídeos que parasitam aos humanos: Ancylostoma duodenale e Necator americanus. Uma pessoa infectada por ancilostomíase pode desenvolver uma erupção cutânea onde o ancilóstoma penetrou na pele. Depois de os vermes se estabelecerem no trato intestinal haverá sintomas de gases, dor abdominal, perda de apetite e diarreia. A infecção grave ou crônica leva à anemia ferropriva.

Estrongiloides

Como a ancilostomíase, a infecção com estrongiloides se dá através do contato com o solo contaminado. Os vermes adultos de Strongyloides stercoralis vivem no intestino delgado humano. Uma pessoa infectada com estrongiloides pode ser assintomática ou então pode apresentar perda de apetite, diarreia, vômitos, náuseas e dor abdominal. Alguns casos podem evoluir para uma infecção grave de muitos órgãos do corpo e causar sérios danos.

Tênias

A infecção de seres humanos por tênias é chamada teníase. Existem dois principais tipos de tênias que causam infecção humana: a da carne bovina (Taenia saginata) e a da carne suína (Taenia solium). A pessoa se infecta através da ingestão de carne crua ou mal cozida que está infectada com o cisto do verme, que em seguida, liga-se no intestino delgado e começa a produzir segmentos, denominados proglótides, os quais detêm os ovos. Esses segmentos se separam da tênia principal e passam para as fezes. Os bovinos e suínos, ao comer grama ou alimentos contaminados com os ovos, perpetuam o ciclo da tênia.

Toxocaras

A infecção por toxocaras (toxocaríase) é uma zoonose ou uma doença transmitida de animais a seres humanos. Os cães e gatos podem ser infectados com esse verme e passam-no para os seres humanos, que se infestam pela ingestão dos ovos que se alojam fora do corpo do animal, nas fezes. Os ovos se desenvolvem em larvas que podem causar uma das duas doenças em pessoas: larva migrans ocular (LMO) ou larva migrans visceral (LMV). Na LMO, a larva penetra no olho e pode causar problemas na visão. Indivíduos com LMV terão danos em órgãos do corpo pelos quais a larva passa.

Trichinelas

A triquinose clássica resulta quando a lombriga, Trichinella spiralis, é ingerida em produtos de carne de porco crua ou mal cozida. Outras espécies de Trichinella são encontradas em aves e mamíferos e podem infectar também os seres humanos. A doença se desenvolve quando os cistos contendo a larva são ingeridos na carne. As larvas são, então, liberadas dos cistos e enterram-se no intestino delgado. Elas se desenvolvem em vermes adultos que liberam larvas que migram para os músculos e causam sintomas como dores musculares e articulares ou dor abdominal.

Tricurídeos

Os tricurídeos representam a terceira infecção por parasitas mais comuns em pessoas. A infecção se dá a partir da ingestão de ovos de Trichuris trichiura, que eclodem em larvas no intestino delgado onde tornam-se adultos. Os adultos vivem no intestino grosso. Pessoas com infecção pesada podem desenvolver disenteria trichurídea desencadeando anemia, diarreia sanguinolenta e retardo do crescimento.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media