on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Que tipos de vespas fazem tocas no solo?

Atualizado em 20 julho, 2017

As vespas que fazem ninhos no solo cavam suas próprias tocas ou utilizam alguma outra que tenha sido abandonada por outro animal. Algumas dessas vespas são espécies dóceis e solitárias. A fêmea cava uma toca sozinha para poder pôr um ovo e deixar comida para suas futuras larvas. Outras espécies são insetos sociáveis que formam colônias no solo e causam problemas para qualquer pessoa que se deparar com seu ninho.

As vespas-caçadoras são um tipo de vespa que constrói tocas (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Vespas-escavadoras

As vespas-escavadoras (Scolia dubia) têm menos de 2 cm de comprimento e possuem asas azul-escuras. Essas vespas são consideradas benéficas, pois parasitam as larvas do besouro da espécie Cotinis nitida que são consideradas uma praga. As vespas fêmeas voam rentes ao solo em busca de larvas. Ao capturar uma; a vespa paralisa a larva, cava uma toca e, em seguida, põe um ovo dentro da larva. Quando o ovo eclode, o filhote se alimenta da larva enquanto se desenvolve. A vespa-escavadora adulta se alimenta de néctar e pólen.

Loading...

Vespas-assassinas-de-cigarras

A Sphecius speciosus é uma espécie de vespa que cava tocas. Ela é mais conhecida como a vespa-assassina-de-cigarras. Essa espécie parece uma vespa-comum, pois é preta e tem marcas amarelas, e possui cerca de 5 cm de comprimento. Uma vespa-assassina-de-cigarras fêmea cerca a sua toca com um monte de terra e é comum haver grupos de tocas. Depois que a vespa passa algumas semanas cavando tocas, que podem ter de 15 cm a 25 cm de profundidade, ela caça cigarras e leva pelo menos uma para cada toca antes de pôr um ovo e selar a cavidade. Apesar de seu tamanho e nome, as vespas-assassinas-de-cigarras não são agressivas e não costumam incomodar as pessoas. As adultas consomem néctar de flores e somente matam cigarras para suas larvas.

Vespula pensylvanica

A Vespula pensylvanica (vespa jaqueta amarela) é uma espécie sociável de vespas que fazem ninhos no solo e que costumam nidificar em tocas de roedores. Elas também podem construir ninhos em troncos ocos, sótãos e no espaço dentro da parede de uma casa. Ao contrário das vespas-assassinas-de-cigarras, a Vespula pensylvanica é uma espécie sociável. Seis ninhos delas contêm de 500 a 5.000 operárias. Estas defendem seu ninho de forma agressiva se forem perturbadas e podem picar diversas vezes. A Vespula pensylvanica pode ser um incômodo, principalmente no final do verão quando o suprimento de alimentos está baixo e mais pessoas tendem a ficar mais expostas ao ar livre.

Vespas caçadoras

A vespa caçadora (do gênero Pepsis) é uma vespa azul e preta com asas que podem ser ou azuis e pretas ou laranja bem vivo. Uma vespa fêmea dessa espécie procura por uma toca de tarântula à noite e atrai a aranha para fora, picando-a para paralisá-la. A vespa então arrasta a aranha de volta para uma toca que ela já cavou ou usa a toca da própria tarântula como ninho. Ela põe um ovo e então sela a toca. A tarântula permanece paralisada e viva por diversos meses, conforme os ovos eclodem e as larvas de vespa se alimentam de seu corpo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...