×
Loading ...

Como tirar boas fotos em um dia nublado

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma sessão de fotos de noivado ao ar livre em um dia nublado ou em um nevoeiro pode parecer lamentável, quando, na realidade, é o oposto. Fotografar um casal de noivos ao ar livre em um dia nublado pode ser melhor do que em um dia ensolarado. A luz solar direta é muitas vezes dura, faz com que as pessoas mantenham os olhos semicerrados e que apareçam áreas sombreadas nas fotos. As nuvens e o nevoeiro permitem o casal relaxar e pode trazer um ar mais suave para a foto. Muitos fotógrafos preferem fotografar em dias nublados, desde que estejam preparados para trabalhar com as nuvens, em vez de contra elas.

As nuvens podem adicionar profundidade à uma foto de noivado (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

A direção da luz

Um equívoco comum ao fotografar com pouca luz ocorre por causa de nuvens ou da névoa, porque não haverá luz do sol sobre os que estão sendo fotografados. No entanto, a luz do sol está sendo filtrada pelas nuvens e ainda pode afetar a sua foto. Pode ser difícil determinar a direção da luz se as nuvens estiverem muito espessas. A câmera, no entanto, captará a luz e você deve acompanhar constantemente o movimento do casal até que possa capturar o momento com a luz ideal. Traga uma bússola para a sessão de fotos. Determine qual a direção do sol baseando-se na hora do dia. O sol deve estar posicionado nas suas costas para que possa fotografar.

Loading...
Encontre a direção da luz (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Refletor

Use um refletor portátil para refletir a pouca luz disponível nos rostos do casal. O refletor ajudará a direcionar a luz para as pessoas, especialmente quando estiver fotografando de perto. Você não pode segurar o refletor e ao mesmo tempo tirar uma foto, por isso precisará de uma pessoa extra para ajudá-lo com o equipamento. Posicione o casal, e a pessoa que segura o refletor deve ajustá-lo até que a luz encontre os rostos. O refletor pode ser utilizado quando você estiver tirando fotos em um local que não está diretamente voltado para a luz do sol. Ao seguir estas dicas, você vai maximizar a suave luz das nuvens, mesmo que não esteja brilhando no lugar que você gostaria.

Em dias nublados, é importante utilizar um refletor (Creatas/Creatas/Getty Images)

A pose perfeita

Fotografar ao ar livre em um dia nublado pode proporcionar um ar romântico às fotos, o que funciona muito bem quando está fazendo uma sessão de fotos de noivado. Coloque o casal em poses dramáticas e românticas. A impressão em preto e branco de uma sessão de fotos de um dia nublado pode ser deslumbrante.Você pode produzir uma foto única ao capturar a intensidade do casal olhando um para olhos um do outro, rodeados por um nevoeiro. Posicione o casal em um campo com nuvens ao fundo. Finalmente, tire uma foto dos noivos olhando para as nuvens. Você pode capturar a imagem das costas deles ou posicionar a câmera de abaixo para cima. O sol não ofuscará os olhos do casal e a foto ficará suave e clara.

A fotografia em um dia nublado pode ser suave e clara (Image Source/Photodisc/Getty Images)

Faça composições criativas

Trabalhe com as nuvens e névoa em suas fotos. Se as nuvens estão baixas, use-as como pano de fundo. As nuvens, muitas vezes, assumem formas interessantes e adicionam dimensão às fotos. Capturar a silhueta do casal quando estiverem em um caloroso abraço, cercados por uma névoa é uma boa maneira de usar o ambiente para compor um retrato. Utilize a criatividade e brinque com o equilíbrio das pessoas e das nuvens. Algumas fotos com foco sobre as nuvens podem produzir um bom efeito, entretanto, o foco principal deve ser o casal feliz que começa uma vida juntos.

O foco deve ser o casal que começa uma vida nova juntos (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...