×
Loading ...

Como tirar o cheiro podre de um lago parado

Atualizado em 05 junho, 2017

Proprietários de casas e paisagistas instalam pequenos lagos usando tanques disponíveis em lojas de construção. Outras casas são construídas em terrenos que naturalmente contêm lagos. Em ambos os casos, quando a água para de se mover regularmente e se torna estagnada, o lago começa a emitir um cheiro desagradável. O cheiro é parecido ao de ovos podres e isso é devido à grande quantidade de matéria orgânica que se decompõe no fundo do lado, pela falta de oxigênio. Os cheiros também podem vir de certos tipos de algas que obtêm nutrientes dessa matéria apodrecida. Existem alguns passos para eliminar o cheiro.

Instruções

Mantenha seu lago fresco e livre de odores (Art Wolfe/Digital Vision/Getty Images)
  1. Escave o lago. Drenar toda a água e remover fisicamente as camadas de matéria apodrecida é uma forma definitiva de livrar sua propriedade de todas as fontes do cheiro ruim. O cheiro, no entanto, voltará se você não cuidar de todas as causas subterrâneas depois que escavar o lago. Essa tarefa funciona melhor para lagos artificiais instalados pelos proprietários. Todo tipo de vida aquática, como peixes e lesmas, deve ser temporariamente realocada para uma área como uma piscina inflável ou tanque antes de drenar o lago. Você deve remover o resto do lixo manualmente para depois encher o lago novamente. Pessoas com mais lagos naturais talvez precisem de equipamentos industriais para realizar a escavação e limpeza, e talvez achem mais simples pular esse passo e partir direto para outros passos para se livrar do cheiro.

    Loading...
  2. Adicione bactérias aeróbicas à água. Elas precisam de oxigênio para sobreviver e são essenciais para a saúde do lago; consomem algas e matéria decomposta de plantas, peixes e outros organismos aquáticos. A camada superior de água em lagos parados se torna superaquecida pelo sol e aprisiona a matéria em decomposição dentro do lago. As bactérias eventualmente morrem e deixam para trás as bactérias anaeróbicas, que trabalham mais devagar para digerir a matéria e liberam um cheiro desagradável durante o processo. Você pode comprar a bactéria para colocar na água ou comprar filtros de água que a produzam. Um método alternativo de inserir bactérias é através de canudos dentro da água.

  3. Instale um sistema de aeração. Eles podem adicionar oxigênio à água para que as bactérias aeróbicas benéficas se reproduzam o ano todo. Além disso, eles mantêm a água circulando para que a matéria orgânica se desfaça mais rapido e não se prenda ao fundo do lago, sob a camada aquecida de água.

Loading...

O que você precisa

  • Fonte de água fresca
  • Piscina inflável
  • Baldes
  • Luvas
  • Bactérias aeróbicas (que usam o oxigênio para respirar)
  • Sistema de aeração

Referências

Loading ...
Loading ...