×
Loading ...

Como tirar chiclete de calças jeans

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As gomas de mascar são ótimas para refrescar seu hálito, mas elas podem ser um desastre para suas roupas. A consistência pegajosa dos chicletes faz com que eles grudem em praticamente qualquer superfície, incluindo fibras de roupas. Alguns tecidos mais finos, como a seda, podem ser completamente arruinados por chicletes. Felizmente, as calças jeans são feitas de brim, um tecido denso e resistente que pode ser salvo após um incidente com uma goma de mascar. Com um pouco de dedicação, é possível remover completamente a bagunça grudenta deixada pelo chiclete em uma calça jeans.

Instruções

É possível tirar um chiclete grudado em sua calça jeans (stale gum image by easaab from Fotolia.com)
  1. Coloque a calça no freezer assim que notar o chiclete grudado. A baixa temperatura fará com que ele endureça, tornando mais fácil sua remoção.

    Loading...
    Coloque sua calça jeans no freezer (blue jeans image by AGITA LEIMANE from Fotolia.com)
  2. Tire a calça jeans do freezer após algumas horas e verifique se a goma de mascar endureceu. Dependendo da temperatura de seu refrigerador, pode levar até seis horas para que o chiclete grudado na calça endureça.

    Espere várias horas para que o chiclete congele (clock image by Clark Duffy from Fotolia.com)
  3. Raspe o máximo que conseguir do chiclete usando uma faca de mesa. Comece pelas extremidade da parte dura da goma, puxando-a para cima. Mantenha um padrão circular começando pelas pontas e indo em direção ao centro até que você possa remover a maior parte do chiclete em um único pedaço.

    Raspe o chiclete grudado usando uma faca de mesa (knife image by Vladislav Gajic from Fotolia.com)
  4. Esfregue um cubo de gelo sobre os restos de chiclete grudados no tecido após remover a maior parte da sujeira. Em seguida, puxe esses pedacinhos usando uma pinça.

    Um cubo de gelo pode ajudar a remover os pedaços pequenos de chiclete (Ice cube image by Andrius Grigaliunas from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Quando a goma de mascar começar a esquentar, ela voltará a ficar grudenta. Se isso ocorrer, pare de tentar raspar o chiclete e coloque a calça de volta no freezer para que ele endureça novamente.
  • Se tiver dificuldades para remover os pedaços pequenos de chiclete, coloque uma quantidade pequena de fluido de isqueiro ou fluido supercrítico em um pano limpo e esfregue sobre a goma para facilitar a remoção.

Aviso

  • Não use uma faca afiada ou de serra, como um canivete ou faca de churrasco, para raspar o chiclete de sua calça jeans. Além de serem mais perigosas e propícias a causar acidentes, elas poderão rasgar o seu jeans.
  • Não seque sua calça em uma secadora até ter certeza de que todo os restos do chiclete tenham sido removidos. Esquentar a goma de mascar irá fazer com que ela penetre nas fibras de brim, tornando muito mais difícil - ou até impossível - a remoção.

O que você precisa

  • Freezer
  • Faca de mesa
  • Cubo de gelo
  • Pinça
  • Fluido de isqueiro ou fluido supercrítico para lavagem a seco

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...