Mais
×

Como tirar cola de fotos

Compilar suas fotos em álbuns permite organizá-las e agrupar eventos e feriados em um único lugar para as gerações futuras. Muitas vezes, principalmente em álbuns mais antigos, as fotografias são fixadas com cola, o que dificulta a remoção se você quiser reorganizá-las ou simplesmente colocá-las em um álbum mais novo. Tirar a cola deve ser feito com cuidado para evitar danificar as fotos, ainda mais se ela estiver na frente da imagem. Há vários métodos para remover cola e você pode ter que usar mais de um para tirar eficazmente todo o adesivo.

Instruções

Remover com segurança a cola de fotos antigas as conserva para os futuros membros da família (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Raspe a cola delicadamente com a unha. Este método é o menos prejudicial e fazê-lo primeiro pode eliminar a necessidade das outras técnicas.

  2. Ponha um secador de cabelos em cima da foto. Use uma configuração de calor baixa, que é mais segura para suas imagens. Mova lentamente o aparelho para frente e para trás. O calor deve soltar a cola, permitindo limpá-la com um papel toalha seco.

  3. Coloque as fotos em um saco e ponha-o no congelador por alguns minutos. Esta é uma forma eficaz de endurecer a cola, o que permite que tirá-la com a unha. Tenha cuidado se o adesivo estiver na frente da fotografia, pois a tinta pode sair junto com a cola.

  4. Deixe as fotos de molho em água morna por alguns minutos. Este método apresenta o risco de estragá-las e deve ser usado se outras técnicas não funcionarem. Isso funciona também para as fotografias que não querem sair da página do álbum. Não toque na frente delas molhadas, pois pode manchar. Este método também pode fazer com que as fotos ondulem. Quando estiverem secas, coloque-as entre dois livros pesados ​​para achatá-las.

  5. Aplique solvente de adesivo na cola. Este método deve ser um último recurso, pois o risco é alto. Há muitos tipos de solventes disponíveis — alguns são para uso em fotos. Siga as instruções da embalagem para resultados melhores.

Dicas

  • Se suas fotos tiverem valor sentimental ou forem muito antigas, considere levá-las para um restaurador profissional. Procure alguém com experiência em remoção de cola em fotos sem danificá-las.
  • Alguns tipos de solventes de adesivos contêm produtos químicos, então use um material de segurança adequado e trabalhe em um ambiente bem ventilado.
  • Se a cola estiver na parte de trás e você quiser transferi-las, corte em torno da foto e ponha-a no novo álbum. Isto conservará as fotografias, mesmo se você mudá-las de lugar.

Aviso

  • A maioria dos métodos de remoção de cola é para fotos impressas em papel fotográfico. Se for em papel laser, é pouco provável que consiga tirar a cola sem danificar a foto.

O que você precisa

  • Secador de cabelos
  • Congelador
  • Água morna
  • Solvente de adesivo
  • Papel toalha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article