×
Loading ...

Como tirar espinhos do focinho de um cachorro

Atualizado em 21 novembro, 2016

Por mais que porcos-espinho não sejam mortais, eles podem machucar animais e humanos curiosos. Se seu cachorro teve um encontro infeliz com um porco-espinho, você precisa saber como remover os espinhos afiados de várias partes do corpo dele. Espinhos no focinho do cachorro precisam ser removidos rapidamente, pois eles podem limitar ou parar a respiração. Caso você não sinta segurança em remover os espinhos, leve seu cão ao veterinário.

Instruções

Se seu cão encontrar um porco-espinho, ele pode ficar com espinhos no focinho (das müde stachelschwein image by Falkenauge from Fotolia.com)
  1. Avalie o machucado do seu animal. Se existem apenas alguns espinhos no nariz do seu cachorro e ele estiver calmo, você poderá remover os espinhos sem problemas. Caso existam muitos espinhos em vários lugares ou surgir uma coloração estranha, inchaço ou sangramento, leve seu cachorro ao veterinário imediatamente.

    Loading...
  2. Contenha seu cão colocando a coleira nele, amarrada num poste ou objeto pesado, e passando seu braço em volta do pescoço dele, para que diminua o risco de mordidas. Não importa quão manso seja o seu animal, sob estresse ele pode atacar. Peça para que mais alguém segure o cachorro, caso ele seja muito grande ou ansioso.

  3. Agarre os espinhos o mais perto da pele possível com a pinça ou o alicate. Firme e vagarosamente puxe os espinhos para fora. Se o espinho quebrar, você precisará levar o animal ao veterinário para um procedimento mais invasivo.

  4. Verifique o corpo e a cara do cachorro para mais espinhos que possam ter passados despercebidos. Algumas vezes espinhos de porco-espinho são menores do que 2,5 cm e podem ser difíceis de localizar.

  5. Desinfete as áreas machucadas com solução de iodo ou outro antisséptico para prevenir infecções.

  6. Observe seu cão diariamente por pelo menos cinco dias, procurando por inchaços, sangramento e sinais de dor.

Loading...

Dicas

  • Amordace seu cachorro amarrando um pequeno pedaço de pano ao redor da boca dele, caso ele esteja se debatendo.

O que você precisa

  • Alicate de unha ou pinça
  • Um ou mais assistentes
  • Coleira
  • Biscoitinhos
  • Solução de iodo

Referências

Loading ...
Loading ...