on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como tirar fotos com infravermelho em câmeras DSLR

Atualizado em 20 julho, 2017

Embora quase todas as câmeras digitais sejam capazes de gravar em infravermelho, a maioria é equipada com um filtro no sensor de imagem que bloqueia-o. Para fotografar em infravermelho com as câmeras DSLR, é necessário remover o filtro. Se não quiser alterar permanentemente a sua DSLR, é possível usar um filtro nas lentes que bloqueia toda a luz com exceção àquela próxima do espectro infravermelho. Nesse caso também é necessário o uso de um tripé para estabilizar a câmera.

Instruções

Fotografe em infravermelho com as câmeras DSLR (camera image by Yury Shirokov from Fotolia.com)
  1. Acople o filtro infravermelho na lente da câmera. A escolha mais comum é o padrão de filtro R72. Você terá que ajustar sua foto pelo visor e não pela tela LCD, pois a maior parte da luz visível ficará bloqueada.

    Loading...
  2. Encaixe a máquina no tripé e prepare a foto. Abra totalmente o obturador da câmera e selecione a velocidade apropriada. Dependendo da intensidade da luz, a velocidade pode ser ajustada em qualquer valor entre 1,30 até 1 segundo.

  3. Foque a câmera segundo as especificações do infravermelho. A maioria das lentes têm uma marca específica para o infravermelho que geralmente encontra-se próxima do foco. Isso ajusta o foco da lente para funcionar no comprimento de onda necessário. Consulte o manual da sua lente para mais informações.

  4. Tire a foto. Dependendo do tipo de filtro usado, pequenos ajustes serão necessários para deixar a imagem do jeito que você quer.

Loading...

Dicas

  • Certifique-se de não mover a câmera na hora da foto, pois isso borrará a imagem.

Aviso

  • Como regra geral, não aponte as lentes para o sol, com ou sem o filtro. Isso pode danificar o sensível chip de sensor de imagem CCD.

O que você precisa

  • Câmera DSLR
  • Filtro infravermelho no chip ou na lente
  • Tripé

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...