Mais
×

Como tirar o frizz de uma peruca

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Perucas são uma opção prática para mudar a textura, cor ou estilo do seu cabelo por um tempo. Parecidas com o cabelo humano, as perucas sintéticas podem ter frizz devido ao ressecamento ou dano. Isso costuma ser o resultado de escovações ou estilizações excessivas, ou o uso de produtos que provocam aquecimento (secadores, pranchas, etc.). Manutenções especiais são necessárias para manter a aparência de uma peruca e deixá-la linda. O frizz pode ser corrigido por meio de vários procedimentos simples que aumentam a duração da sua peruca.

Instruções

Perucas exigem manutenções rotineiras para continuarem bonitas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    O que você deve fazer

  1. Penteie a peruca com um pente de dentes largos. Trabalhe gradualmente seção por seção, começando pelas camadas de baixo do cabelo e subindo aos poucos. Prenda as partes superiores de trás do cabelo para poder alcançar facilmente as camadas de baixo. Remova gentilmente quaisquer embaraços ou nós para evitar outros danos.

  2. Encha metade da pia com água fria. Adicione 1 colher de sopa de shampoo profissional para perucas na água, e mexa. Afunde a peruca na água fria. Evite friccioná-la ou esfregá-la, pois isso pode causar mais danos. Deixe-a dentro da água por 3 minutos.

  3. Tire a peruca da água fria, e remova qualquer excesso de água com uma toalha seca e limpa. Aplique uma pequena quantidade de condicionador para perucas nas pontas dela, pois esta é a parte que geralmente tem mais frizz. Pequenas porções de condicionador também podem ser usados para desmanchar nós ou embaraços mais difíceis.

  4. Escoe a água com shampoo da pia. Encha-a novamente com água fria e limpa. Coloque a peruca com condicionador dentro da água. Enxágue-a bem para retirar todo o condicionador. Passe os dedos pelos cabelos para se certificar de que todo o condicionador foi tirado.

  5. Remova o excesso de água da peruca batendo levemente com uma toalha. Enquanto úmida, use uma tesoura para aparar as pontas. Se você não souber como cortar o cabelo de uma peruca, chame um cabeleireiro profissional para realizar a tarefa corretamente.

  6. Coloque a peruca na cabeça de um manequim para que ela seque totalmente. Evite usar secadores para agilizar o processo, pois isso pode fazer com que o frizz volte. Espirre levemente um produto anti-frizz no pente, e penteie a peruca para remover quaisquer nós ou embaraços.

  7. Passe um pedaço de tecido leve e macio sobre a peruca seca. Isso vai amenizar quaisquer fios fora do lugar e o frizz que estiver mais persistente. Modele a peruca à sua preferência. Finalize com um spray leve para manter o cabelo no lugar.

Dicas

  • Consulte um cabeleireiro profissional em casos mais severos de danos à peruca. Eles normalmente têm os produtos, ferramentas e experiência necessários para reparar o dano sem interferir na estrutura da peruca e do cabelo sintético.

O que você precisa

  • Pente com dentes largos
  • Presilhas de cabelo (tic-tac)
  • Shampoo para perucas
  • Condicionador para perucas
  • Tesoura para corte
  • Produtos anti-frizz
  • Cabeça de manequim
  • Spray para cabelo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article