×
Loading ...

Como tirar giz de cera das páginas de um livro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando se usa giz de cera para colorir, é comum pintar acidentalmente locais e páginas indesejadas. Como livros não podem ser colocados em uma máquina de levar e nem ser expostos a temperaturas muito altas, é um pouco mais difícil remover a cera deles do que em outros objetos, como paredes, roupas ou tapetes. Contudo, existem algumas técnicas que podem ser empregadas para tirar giz de cera das páginas de um livro.

Instruções

  1. Utilize suas unhas ou o lado sem corte de uma faca para raspar a marca de giz de cera. Contudo, faça isso delicadamente, já que as páginas podem rasgar se forem pressionadas com muita força.

    Loading...
  2. Pegue duas toalhas de papel e coloque uma embaixo e outra em cima da folha marcada com giz de cera. Ligue o ferro de passar, mantenha-o na temperatura mais baixa e passe-o sobre a página. Conforme a cera for sendo aquecida, elá será absorvida pela toalha de papel. Caso a mancha seja na capa de um livro, esse processo pode não funcionar muito bem.

  3. Caso a cera não tenha sido totalmente removida com o ferro, use as unhas ou a faca para raspá-la novamente.

  4. Pegue um pano levemente úmido e acrescente uma gota de detergente a ele. Espalhe o produto no pano e use-o para limpar a mancha de fiz na página. Para tanto, faça movimentos delicados, tocando levemente a página. Além disso, não deixe o pano encharcado com água, caso contrário você pode causar um estrago muito maior que a mancha de giz de gera.

  5. Deixe o livro secar naturalmente ou use um secador de cabelos sobre o local. Contanto que a página não tenha sido muito molhada, a água não deverá causar muito danos.

Loading...

O que você precisa

  • Toalha de papel
  • Ferro
  • Pano
  • Detergente
  • Água

Referências

Loading ...
Loading ...