Mais
×

Como tirar o gosto de pimenta ardida da boca

Pimentas fortes, como a pimenta chili, tem seu ardor devido a uma substância chamada capsaicina, que fica na fruta da pimenta. Acredita-se que o ardor da pimenta é um mecanismo de defesa que previne os animais de comerem sua planta. Muitas pessoas gostam do "choque" que o gosto da pimenta dá em um prato, mas, se, por acaso, ela for muito ardida para o seu gosto, provavelmente seus olhos se encherão de lágrimas e sua boca arderá.

Instruções

Pimentas possuem diversos graus de ardor (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Se sua boca estiver ardida por causa de pimenta, dê um gole de leite gelado. Produtos derivados do leite são conhecidos por ajudar a tirar o ardor de comida apimentada da boca. Isso ocorre devido a caseína que tem no leite. A caseína envolve sua língua e limpa a capsaicina, que é gordurosa, da mesma maneira que um detergente faz com a gordura da louça. Se o ardor estiver muito forte e se o leite não adiantar, coma algumas colheres de um derivado de leite mais grosso, como iogurte integral. O iogurte faz parte de muitos pratos do Oriente Médio por isso.

    Laticínios ajudam a aliviar o ardor da boca (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  2. Dê uma dentada em um biscoito suave, como, por exemplo, o de água e sal, para remover a capsaicina da língua.

  3. Coma uma colher cheia de açúcar. Deixe o açúcar dissolver em sua língua por alguns segundos para maximizar o efeito refrescante. Enxague o açúcar com leite e repita estes passos até o ardor sair por completo.

    Açúcar refinado retira o ardor e a queimação da língua (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  4. Dê alguns goles em uma cerveja gelada. O álcool da cerveja ajuda a aliviar o ardor da boca, isso porque a capsaicina da pimenta é solúvel no álcool da cerveja.

Dicas

  • Sirva bolachas com cream chesse quando for servir comida apimentada; isso ajudará a refrescar a boca enquanto comem.
  • Passe óleo nas mão ou use luvas de borracha quando for mexer com pimentas ardidas.

Aviso

  • Limpe bem as mãos com água e sabão depois de mexer com pimentas fortes. A capsaicina que fica em sua mão pode facilmente passar para seus olhos ou sua boca, resultando em dor e desconforto.

O que você precisa

  • Leite
  • Iogurte
  • Bolacha de água e sal
  • Açúcar
  • Colher
  • Cerveja
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article