×
Loading ...

Como tirar a lama de um poço raso

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os poços rasos têm várias utilidades. Eles podem ser construídos facilmente usando as mãos e necessitam do mínimo conhecimento de engenharia. São excelentes para obter água rapidamente e podem armazenar uma boa quantidade de água. No entanto, a manutenção pode ser complicada. Se o reservatório não foi cavado e reforçado profissionalmente, é provável que encontre lama com regularidade, o que é desagradável se estiver usando a água para beber ou tomar banho. O problema pode ser agravado se o barro for um sinal de que o poço está prestes a desabar.

Instruções

Os poços rasos são muitas vezes (mas nem sempre) extremamente primitivos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Avalie a situação para descobrir qual o problema. O poço pode ser muito raso, fazendo com que a água se acumule e vire lama ou muito fundo, propiciando que a sujeira das bordas caiam dentro do poço e produza barro. Além disso, o tipo de sujeira na região pode variar dependendo da profundidade e a lama pode ser criada pela sujeira no fundo ou nas laterais do poço.

    Loading...
  2. Deixe o poço parcialmente seco, se possível. Guarde a água bombeada em um balde para evitar desperdício. Bombear o poço faz o processo de reforço -- e deixa a sujeira assentar -- ser mais suave.

  3. Retire a lama usando as mãos, uma pá pequena ou um balde. Evite mexer em qualquer sujeira adicional na região.

  4. Coloque uma camada de 8 cm a 15 cm de cascalho no fundo do poço, se o fundo parecer ser a fonte da lama. O cascalho pressiona a sujeira e evita que ela forme barro no poço.

  5. Coloque tijolo e argamassa nas laterais e no fundo do poço para evitar que a lama escoe para dentro. O reservatório precisa estar completamente vazio para isso.

  6. Cubra o poço para evitar que a sujeira da superfície seja jogada para dentro por pessoas ou animais. Isso também faz a lama se assentar, deixando a água limpa.

Loading...

O que você precisa

  • Bomba
  • Tijolos
  • Argamassa
  • Cascalho

Referências

Loading ...
Loading ...