×
Loading ...

Como tirar manchas de gasolina de botas de couro

Atualizado em 17 abril, 2017

Quer você tenha pisado em uma poça de água misturada com gasolina usando botas de couro, ou tenha pingado gasolina do bico de abastecimento, ela manchará o couro quase que instantaneamente. Não tente remover a gasolina das botas de couro com água ou qualquer solução de água. Óleo e água não se misturam, por isso a mancha simplesmente se espalhará. Da mesma forma, evite métodos de remoção envolvendo lixa, esponjas abrasivas ou misturas químicas que não sejam feitas especificamente para o couro. O truque para remover a gasolina do couro é absorver o óleo de forma suave e repetida.

Instruções

Algumas gotas de gasolina da bomba podem manchar rapidamente as botas de couro (Refuelling by gasoline of the modern car image by terex from Fotolia.com)
  1. Passe um pano ou toalha seca nas áreas manchadas de suas botas de couro, para remover qualquer gasolina da superfície o mais rápido possível. Não esfregue a superfície das botas, ou poderá aprofundar a gasolina no couro.

    Loading...
  2. Polvilhe a superfície manchada de suas botas de couro com amido de milho. Cubra a mancha toda, batendo o amido de milho suavemente com a mão.

  3. Deixe as botas em um local fresco e seco, como em um armário ou porão, de oito a dez horas. Locais excessivamente quentes podem desfigurar o couro, e os locais excessivamente úmidos podem fazer com que o amido de milho absorva mais umidade do ar do que das botas.

  4. Aspire o amido de milho com um aspirador e uma escova macia, ou use uma escova de sapato ou a mão para retirar suavemente o pó. Sua mancha deverá estar visivelmente mais clara, embora provavelmente não tenha sido totalmente removida, a menos que a gasolina tenha se espalhado muito pouco em suas botas. Repita os passos até que a mancha seja suficientemente removida.

Loading...

Dicas

  • Use fermento ou talco em pó, se não tiver amido de milho.
  • Trate seus botas de couro com um protetor de couro, para ajudar a evitar manchas futuras. Cuidado com as poças em postos de gasolina e estacionamentos, e tente ficar longe do bico de abastecimento em postos de gasolina.

Aviso

  • Algumas manchas de gasolina, devido ao tempo, profundidade ou tamanho, podem exigir um produto de limpeza de couro comercial, ou os serviços de um profissional de conserto de couro ou sapatos.

O que você precisa

  • Pano ou toalha
  • Amido de milho
  • Aspirador de pó com escova
  • Escova de sapato

Referências

Loading ...
Loading ...