Mais
×

Como tirar marcas de atrito de sapatos Dr. Marten

Os sapatos Dr. Marten vêm em uma variedade de acabamentos de couro, que vão da textura oleosa do acabamento de couro “Greasy” à penugem macia do acabamento de camurça “Superbuck”, e uma grande seleção entre estes dois. No geral, acabamentos Dr. Marten podem ser agrupados em três categorias: camurça, couro patenteado e couro padrão. O tipo de acabamento diz como você deve lidar com marcas de atrito no sapato.

Instruções

Botas Dr, Marten vêm em uma variedade de acabamentos (Christopher Furlong/Getty Images News/Getty Images)

    Couro patenteado

  1. Tire sujeira em excesso do sapato usando um pano úmido. O couro patenteado é coberto com um acabamento de poliuretano que repele a água, então limpar não vai danificar o couro.

  2. Esfregue a marca de atrito com um pano de microfibra. Não use um pano áspero porque isso pode riscar o couro. Continue esfregando até que a marca seja removida.

  3. Passe um pouco de álcool ou limpador de couro patenteado gentilmente na marca usando um aplicador de ponta de algodão se a marca de atrito não sair só esfregando. Enxugue o álcool ou limpador da superfície do sapato usando um pano macio.

    Camurça

  1. Use uma borracha para esfregar a marca gentilmente. Qualquer tipo de borracha pode ser usada, mas certifique-se de que ela está limpa para que você não transfira sujeira para a camurça.

  2. Limpe a camurça gentilmente com um limpador específico para camurça usando um paninho se a borracha não removeu a marca completamente. Não use limpador de couro comum, pois ele pode deixar marcas.

  3. Arrume a camurça de volta à forma original usando uma escova de dentes, pano ou uma escova de camurça. Se necessário, escove o sapato inteiro para garantir que a camurça está toda na mesma direção.

    Couro comum

  1. Limpe a área usando um pano úmido. Deixe que o sapato seque completamente.

  2. Esfregue um condicionador de couro no sapato usando o canto de um pano macio. Deixe que ele aja e depois limpe.

  3. Passe polidor de sapatos no couro do sapato inteiro usando um pano de microfibra em movimentos circulares e deixe secar. Não tenha medo de fazer força quando você fizer isso, couro bom precisa ser bem esfregado para que o polidor seja absorvido. Use uma escova de polimento de sapatos para esfregar o sapato todo depois de absorver o polidor.

Aviso

  • Determine se a marca de atrito é superficial ou se há dano ao couro antes de tentar removê-la. Marcas superficiais podem ser removidas, mas dano deve ser cuidado por um profissional.

O que você precisa

  • Pano
  • Álcool de farmácia
  • Limpador de couro
  • Aplicador com ponta de algodão
  • Borracha
  • Escovas
  • Condicionador de couro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article