Mais
×

Como tirar medidas de alguém para uma roupa

Atualizado em 17 abril, 2017

Ao se decidir entre comprar o terno perfeito, costurá-lo da melhor maneira ou criá-lo a partir do zero, saber como tirar medidas é uma habilidade necessária e rudimentar. Independentemente da marca, as roupas possuem cinco medidas básicas: o pescoço, o peito, a manga, a cintura e o comprimento. Com estas dimensões em mente e uma fita métrica na mão, qualquer um pode comprar, alterar ou costurar qualquer peça de roupa com sucesso.

Instruções

Você não precisa ser um designer de moda profissional para tirar medidas de alguém (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque a fita métrica de um lado do pescoço e meça-o na parte mais larga. Isto pode ou não incluir o pomo de Adão da pessoa, dependendo da grossura de seu pescoço. Depois de colocar a fita métrica em volta do pescoço, peça ao sujeito que coloque um dedo entre o pescoço e a fita métrica. Faça isso para ter certeza de que as roupas não ficarão muito apertadas em volta do pescoço. Anote a medida do pescoço.

    Certifique-se de que a fita métrica não esteja muito apertada em volta do pescoço (Leonard Mc Lane/Digital Vision/Getty Images)
  2. Meça o sujeito a partir de uma axila até a outra. Certifique-se que ele não esteja prendendo a respiração. Depois de fazer a medida inicial, peça ao sujeito que coloque um dedo entre a fita e o peito para soltar um pouco a fita. Anote a medida do peito.

  3. Posicione o braço do sujeito paralelo ao corpo. Meça a partir da parte de trás do pescoço até o punho. Anote a medida da manga.

  4. Meça ao redor da barriga para determinar a medida da cintura. Antes de medir, peça para que o sujeito não inflame o diafragma. Anote a medida da cintura.

  5. Peça ao sujeito para afastar um pouco as pernas. Meça a partir da virilha até o comprimento da calça desejada. Anote a medida do comprimento.

Dicas

  • Os tamanhos europeus não correspondem aos tamanhos dos EUA, nem tampouco aos do Brasil; mantenha isso em mente quando for usar as medidas.
  • Tire todas as medidas sobre roupas finas.
  • Ao medir, seja consistente. Não fique mudando de centímetros para polegadas ou vice-versa.
  • Meça crianças novamente a cada ano, para garantir que suas roupas ainda sirvam bem.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Caneta
  • Papel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article