×
Loading ...

Como tirar medidas para fazer vestidos

Atualizado em 23 março, 2017

Quando você decidir costurar vestidos, é desejável que eles tenham o melhor caimento possível. É possível personalizar os moldes e cortes de tecido muito especificamente, dando uma boa base de medidas para trabalhar. Tire todas as medidas em centímetros e sempre confira mais de uma vez. É ideal que a mulher em questão esteja usando apenas roupas de baixo. Se for fazer vestidos para várias pessoas, é possível tornar sua tarefa mais fácil produzindo uma tabela em seu computador que liste cada medida necessária, que pode ser impressa para que você trabalhe sempre com ela. Dessa forma, você não perderá nenhuma informação básica enquanto tira as medidas.

Instruções

Quanto mais exatas forem as medidas, melhor será o caimento do vestido (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Tire as medidas do busto. Enrole a fita em volta da cliente embaixo de seus braços. Tire duas medidas: em volta da parte mais cheia do busto e abaixo dele.

    Loading...
  2. Tire as medidas da cintura em sua cintura natural, que costuma ser no nível do umbigo.

  3. Meça os quadris no ponto mais cheio.

  4. Decida onde será a bainha -- no meio da canela ou acima do joelho, por exemplo. Meça do ponto mais alto do ombro até onde será a bainha na parte da frente. Tire também a medida do comprimento desde a nuca até a bainha.

  5. Meça do ombro até o cotovelo e até pulso para o comprimento das mangas, assim como em volta do pulso para a largura do punho.

  6. Tire as medidas das costas, de ombro a ombro, e da frente da costura das manga atravessando o busto até a costura do outro lado.

  7. Meça em volta do pescoço e, se o vestido tiver decote, da base da garganta embaixo até o espaço entre os seios.

  8. Tire a medida desde a base do pescoço até a linha da bainha na frente, contando com a quantidade de tecido do vestido, afastando a fita métrica do corpo. Essa medida é geralmente necessária para vestidos de festa e de noiva que podem ser muito rodados. É uma medida complexa e que exige muita prática para chegar à perfeição.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...