Mais
×

Como tirar mel de uma colmeia de abelhas?

Atualizado em 20 julho, 2017

O homem tem extraído o mel e a cera das abelhas por milhares de anos. Elas constroem as colmeias em árvores ocas, troncos velhos, cavernas de pedra ou entre as paredes de casas e celeiros. Para se ter acesso aos favos de cera é preciso destruir a colmeia, deixando cerca de 30.000 a 50.000 abelhas sem teto. Então tente entrar em contato com um uma associação de criadores de abelhas e peça para relocá-las em outras colônias antes de extrair o mel. Caso o contrário, use uma roupa adequada de proteção para poder enfrentar as picadas dos insetos.

Instruções

Milhares de abelhas vivem em uma colmeia (bee bees apises beehive hive insect image by Pali A from Fotolia.com)

    Como tirar mel de uma colmeia de abelhas?

  1. Localize o buraco por onde as abelhas entram na colmeia.

  2. Ponha fogo em um pincel e coloque-o próximo a entrada da colmeia e para que a fumaça adentre a estrutura. Espere 1 ou 2 minutos para que a fumaça acalme as abelhas.

  3. Quebre a colmeia para que possa fazer um buraco grande o suficiente para poder enfiar a sua mão. Talvez seja preciso usar uma serra ou pé de cabra. Retire o favo quebrando. Dependendo da colmeia, é possível fazer uma abertura grande o suficiente para usar uma faca para cortar o favo.

  4. Corte os pedaços escuros do favo; essa são as células de mel, não o mel. As células de mel estão geralmente na parte de baixo do favo.

  5. Quebre o favo de mel e peneire-o.

  6. Esprema, aperte e quebre o favo para extrair o mel na peneira.

  7. Coloque o mel em recipientes para armazenar.

Dicas

  • Derreta a cera de abelha em barras para futuros projetos com cera.

Aviso

  • Não perturbe uma colmeia se for alérgico à picadas de abelha.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article