Como tirar os pistões de um carro

Escrito por richard rowe | Traduzido por henrique monsanto pohl
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como tirar os pistões de um carro
A remoção de pistões precisa de organização e paciência (Aeronautical piston engine image by Andrew Breeden from Fotolia.com)

Mesmo sob as condições mais controladas, os pistões são sujeitos a cargas de tensões mecânicas e térmicas. A remoção de um ou mais e a sua substituição não são tarefas simples, na maioria dos casos é necessária a remoção completa do motor. Embora você possa ser tecnicamente capaz de substituir um pistão sem retirar o motor, é provável que deseje remover o motor só para limpá-lo e verificar se há danos maiores. Os procedimentos variam muito de veículo para veículo, tanto para o motor e como para a remoção do êmbolo.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Jogo completo de soquetes métricos e standard (padrão)
  • Jogo completo de chaves Philips e de fenda
  • Talha de motor e ferragem
  • Macaco
  • Suportes para o carro
  • Alavanca de madeira de 60 cm e diâmetro de 2,5 cm
  • Martelo de plástico
  • Pelo menos duas linhas de combustível de borracha com 7,5 cm de comprimento e diâmetro de 1 cm.

Lista completaMinimizar

Instruções

    Removendo o motor

  1. 1

    Desconecte todos os chicotes elétricos, correias, mangueiras de combustível, linhas de resfriamento, sensores, cabos de controle e vínculos do motor. Etiquete cada conector do chicote removido com um pedaço de fita adesiva e caneta permanente para facilitar a reinstalação.

  2. 2

    Remova as ventoinhas de arrefecimento e de radiador para evitar danos ao núcleo, e retire o capô para facilitar a remoção

  3. 3

    Desaparafuse o compressor de ar condicionado do motor e coloque-o de lado, sem desligar as mangueiras. Isso permitirá que você não tenha que recarregar o sistema depois e também que o gás vá para a atmosfera.

  4. 4

    Anexe o macaco de motor nos dedicados pontos de elevação como recomendado pelo seu fabricante. Coloque uma pequena quantidade de pressão no motor antes de soltar qualquer suporte, o que impedirá o movimento perigoso do motor durante a remoção.

  5. 5

    Desaparafuse o conversor de torque da placa flexível, remova os parafusos que seguram a transmissão e remova cuidadosamente os parafusos de montagem do motor. Muitas vezes, a remoção do motor e da transmissão em conjunto (especialmente em aplicações de tração dianteira) fará a remoção e a reinstalação muito mais simples.

  6. 6

    Acione o macaco de motor, levantando cuidadosamente o motor, evitando (se possível) que ele saia voando através de seu para-brisa ou apoio do núcleo do radiador. Cuidadosamente abaixe-o em uma superfície de trabalho estável ou anexe-o a um stand de motor, se você tem um e optou por retirar a transmissão.

    Removendo o pistão

  1. 1

    Remova (nesta ordem): o(s) coletor(s) de admissão, tampa(s) de válvula, tudo ligado à cabeça do cilindro incluindo suportes, sensores, correntes / correia dentada e, finalmente, a(s) cabeça(s) do cilindro.

  2. 2

    Vire o motor e tire a tampa do cárter.

  3. 3

    Identifique a biela do pistão afetado onde se encaixa ao virabrequim e gire o virabrequim para que o eixo onde a biela é presa fique o mais longe possível do bloco do motor (Isto não é estritamente necessário na maioria dos casos, mas ajudará a aumentar a folga e evitar danos para o mancal do virabrequim durante a remoção).

  4. 4

    Remova as porcas da haste de conexão / parafuso e coloque cuidadosamente o bastão de madeira contra a parte inferior do pistão. Bata no bastão de madeira com o martelo de plástico para empurrar o êmbolo através do cilindro e para longe do eixo de manivelas. Pare de bater quando a tampa da biela liberar-se e a haste ficar solta contra o virabrequim.

  5. 5

    Deslize as seções de tubos de linha de combustível sobre a biela para que não entalhem o virabrequim. Continue batendo o bastão até que o pistão caia do cilindro.

Dicas & Advertências

  • Este é um esquema muito básico para a remoção do pistão, mas espere algumas surpresas. Comando de válvulas em cima do bloco, blocos de motor boxers (como aqueles usados ​​por Subaru e Porsche), todos os sistemas de tração e tecnologias de válvulas variável (como o VTEC da Honda e da Mitsubishi MIVEC) adicionarão camadas de complexidade a este procedimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível