Vida

Como tirar meu primeiro passaporte brasileiro

Escrito por luísa ferreira
Como tirar meu primeiro passaporte brasileiro

O passaporte é necessário para entrar na maioria dos países

Andre Vieira/Getty Images News/Getty Images

O passaporte é obrigatório para viajar ao exterior, com exceção de quem vai para Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, onde pode-se entrar com o RG. Para tirar seu primeiro passaporte brasileiro, procure a Polícia Federal. Normalmente, é preciso reunir os documentos necessários, agendar o atendimento, pagar uma taxa e comparecer a uma unidade da PF. Siga os passos abaixo.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Documento de identidade (RG, carteira funcional expedida por órgão público, carteira de identidade emitida por comando militar, passaporte anterior, carteira de trabalho e previdência social, carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei ou CNH; menores de 12 anos podem apresentar certidão de nascimento);
  • CPF, se o número não constar no documento de identidade apresentado (para menores de 18 anos, pede-se o CPF de um genitor ou responsável);
  • Certidão de casamento (para quem mudou de nome depois de casar);
  • Título de eleitor e comprovantes de votação nos dois turnos (se houve) da última eleição ou uma declaração da Justiça Eleitoral de que está em dia com as obrigações eleitorais;
  • Certificado de reservista ou declaração da Junta Militar de que está quite com o Serviço Militar (para homens de 18 a 45 anos);
  • Certificado de naturalização (para os naturalizados);
  • Comprovante de preenchimento do formulário online;
  • Comprovante do pagamento da guia (GRU).

Lista completaMinimizar

Instruções

    Preparação

  1. 1
    Menores de 12 anos podem apresentar certidão de nascimento

    BananaStock/BananaStock/Getty Images

    Confirme se está em posse de toda a documentação descrita acima. Os requisitos podem ser conferidos em detalhe no seguinte link: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria. Se você já tiver um passaporte, leve-o também, esteja ele válido ou não.

  2. 2
    Solicite a emissão do passaporte preenchendo um formulário eletrônico

    Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

    Solicite a emissão do passaporte através do formulário eletrônico disponível no site da Polícia Federal, no link https://www7.dpf.gov.br/sinpa/inicializacaoSolicitacao.do?dispatch=inicializarSolicitacaoPassaporte&UF=DF&CD_MUNICIPIO=9701&CD_LOTACAO=274. Fique atento para inserir os dados corretos. Se tiver dúvidas sobre o preenchimento, ligue para o número 194 ou mande um e-mail para faleconosco@dpf.gov.br.

  3. 3
    É preciso pagar uma taxa e guardar o comprovante

    Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images

    Em seguida, será emitido um boleto (Guia de Recolhimento da União, ou GRU) para pagamento de uma taxa de R$ 156,07. Imprima a guia e pague-a antes da data de vencimento. Para impressão do protocolo e da GRU é preciso ter o programa Adobe Acrobat Reader no computador. Se não for seu caso, a própria página inclui um link para a instalação.

  4. 4
    Se não puder agendar atendimento pela internet, ligue para a PF

    Comstock Images/Comstock/Getty Images

    Em geral, é necessário agendar o atendimento. Para saber se esse procedimento está disponível para a unidade da Polícia Federal que você escolher, acesse a página https://www7.dpf.gov.br/sinpa/jsp/agenda/agendamento/paginaInicial.jsp. Se o agendamento pela internet não for possível no posto onde pretende ir, ligue para o número 194 e pergunte como proceder.

    Emissão do passaporte

  1. 1
    Não se esqueça de levar todos os documentos da lista

    Comstock/Comstock/Getty Images

    No dia e horário marcados, compareça ao posto da Polícia Federal escolhido. Tente chegar com alguns minutos de antecedência e não se esqueça de levar os originais de todos os documentos exigidos, além do comprovante de pagamento da GRU e do protocolo da solicitação.

  2. 2
    O agente que lhe atender coletará suas digitais

    Comstock/Comstock/Getty Images

    Costumava ser necessário levar uma fotografia, mas hoje ela é feita no momento do atendimento. O agente da Polícia Federal que lhe receber também coletará impressões digitais dos seus dedos.

  3. 3
    O documento deve ficar pronto em até seis dias úteis

    Thinkstock/Comstock/Getty Images

    Você receberá um protocolo confirmando a solicitação do documento, no qual constará a data de entrega do passaporte, que não deve passar de seis dias úteis. Você deve ir buscá-lo pessoalmente no local indicado, levando consigo um documento de identidade.

Dicas & Advertências

  • Para mais informações, consulte o site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br/simba/servicos/passaporte) ou ligue para o telefone 194 (diariamente, das 6h à 0h).
  • Você pode consultar o andamento da sua solicitação de passaporte no link https://www7.dpf.gov.br/sinpa/jsp/consultarSituacao/consultaSituacaoSolicitacao.jsp.
  • O passaporte tem validade de cinco anos, com exceção de crianças de até 4 anos. Para esses casos, a validade é definida de acordo com a idade, conforme tabela disponível no site da PF.
  • Se o solicitante do passaporte tiver menos de 18 anos pode obter mais informações nesta página: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-menores-de-18-anos.
  • Muitos países exigem que seu passaporte tenha pelo menos seis meses de validade para permitir sua entrada.
  • Não é possível renovar ou prorrogar um passaporte brasileiro. Se o seu estiver com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você quiser emitir um novo, é preciso fazer todo o procedimento novamente, apresentando os mesmos documentos originais que citamos acima.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media