Como tirar proveito da lei da oferta e da procura

Escrito por pedro santos
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Como tirar proveito da lei da oferta e da procura
A lei da oferta e da procura funciona como uma balança em que oferta e demanda estão totalmente relacionadas (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

A lei é antiga e está em vigor desde as mais remotas civilizações humanas. O princípio da oferta e da procura pode ser resumido de forma simples. A lógica consiste no fato de que muita procura diminui a oferta e tende a aumentar os preços. A recíproca é verdadeira: muita oferta e pouca procura é queda de preço na certa. Trata-se de uma regra de economia básica, que pode variar de acordo com outros fatores. Entre os elementos que influem positiva ou negativamente na lei da oferta e da procura estão: o poder de compra, a concorrência de mercado e a existência de produtos complementares. Saiba como tirar proveito desse antigo princípio econômico e turbinar seus negócios.

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De olho no consumidor

A engrenagem da economia só funciona realmente se existe um mercado consumidor. Foi assim durante o período colonial e o mesmo ocorre até hoje. O principal elemento com quem o empresário deve estar preocupado é o cliente. Portanto, em um cenário de baixa procura, é preciso estimular o interesse pelo produto que você está vendendo. Baixa procura significa muita oferta. Para o empresário, representa excesso de produto encalhado que tem custos de manutenção e armazenagem, por exemplo. Nesse cenário, os preços tendem a despencar. Para tirar proveito dessa situação, o empresário pode oferecer variações do produto (outras cores, outros modelos) e realizar promoções, além de investir em propaganda para angariar novos clientes e aumentar a procura.

Como tirar proveito da lei da oferta e da procura
Saiba valorizar o consumidor (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Novos produtos

E quando o negócio está indo de vento em popa, o que fazer? Esse é o cenário típico de muita procura, o que diminui a oferta. Consequentemente, os preços aumentam e o empresário tem mais lucro. Para tirar proveito, é possível investir em produzir mais, já que que a alta procura faz com que os novos produtos continuem vendendo bem. Outra forma de manter os bons negócios é apostar no mesmo produto, mas com algumas modificações e upgrades. Um recente caso de sucesso nessa área foi protagonizado pela empresa Sony, que lançou o novo modelo do videogame Playstation utilizando as mesmas fórmulas de sucesso dos consoles anteriores. Assim, ela multiplica a possibilidade de vendas.

Como tirar proveito da lei da oferta e da procura
O mercado de videogames mantém-se aquecido graças aos novos produtos (Alberto E. Rodriguez/Getty Images News/Getty Images)

Bom relacionamento

Uma medida que traz benefícios ao empresário, tanto em um cenário econômico favorável quanto no desfavorável, é investir no bom relacionamento com o cliente. Um bom relacionamento consiste basicamente em manter um canal aberto às sugestões e reclamações, pronto atendimento para eventuais problemas nos produtos ou serviços e investimento em uma imagem positiva para os negócios. A confiança do cliente é fundamental para gerar propaganda boca a boca e um certo tipo de fidelidade com a empresa. Afinal, quem é que não quer ser bem tratado? Com essa medida, é possível tirar proveito da lei da oferta e da procura mesmo em momentos de crise.

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O bom relacionamento com o cliente fortalece a imagem da empresa (Comstock/Comstock/Getty Images)

Inovação e criatividade

Em muitos casos, a inovação é a chave do sucesso. Para se proteger das oscilações constantes na lei de oferta e da procura, uma saída é apostar sempre na criatividade. Produtos diferentes, melhores, mais eficientes e inovadores atraem a atenção do público consumidor. Se a empresa possui as condições para criar novos produtos ou usar os mesmos com uma roupagem diferente, o empresário se protege mesmo quando a procura é baixa, evitando depender apenas do "carro-chefe", o produto ou serviço mais exitoso da empresa no mercado. Afinal de contas, produtos criativos provocam a curiosidade dos compradores. Coloque-se na posição do cliente e responda: o que eu gostaria de consumir nesse momento e de que forma? As respostas podem indicar o caminho do ouro.

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Produtos novos e criativos despertam a procura e geram bons negócios (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

O ponto de vista do empresário

A lei da oferta e da procura não é influenciada apenas pelos preços, como pode parecer à primeira vista. O profissional que gerencia a empresa deve estar atento a fatores um pouco mais complexos. É fundamental ter uma visão global sobre o mercado para que seu negócio dê certo. Para isso, é preciso considerar o poder de compra das pessoas e colocá-lo em sintonia com os produtos, normas e diretrizes da empresa. Outros fatores importantes são os desejos e necessidades dos consumidores, a disponibilidade dos serviços oferecidos e também a própria capacidade da empresa em produzir as mercadorias levando-se em conta o preço e o tempo de produção e distribuição.

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Para o empresário, é preciso analisar fatores como tempo de produção e poder de compra dos consumidores (Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images)

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