Mais
×

Como tirar a raiz quinta de um número na TI-84

Atualizada August 11, 2017

Em muitas calculadoras, uma tecla nomeada "x√y" - onde x é sobrescrito e é uma entrada para a raiz desejada e o y é o número original - permite calcular a raiz quinta. A TI-84 não tem essa tecla, mas possui uma de expoente ou potência representada pelo acento circunflexo "^" que você poderá substituir alterando a forma da raiz. Qualquer raiz de um número é também esse número elevado a um expoente fracionário, com o denominador indicando a raiz desejada - por exemplo, √2 também pode ser escrito como 2^(1/2). Com o emprego de expoentes fracionários, você poderá encontrar a quinta ou qualquer outra raiz de um número na TI-84.

Instruções

Em uma calculadora, o símbolo de acento circunflexo "^" indica propriedades exponenciais (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Insira um número na calculadora com as teclas numeradas. Por exemplo, para inserir 243, pressione as teclas "2", "4" e "3".

  2. Pressione a tecla "^" localizada logo acima da tecla "÷", que é a de divisão.

  3. Pressione a tecla parêntese esquerdo "(" localizada duas teclas à esquerda do botão "÷".

  4. Pressione a tecla "1", depois "÷" e, em seguida, a tecla "5" para entrar com 1/5.

  5. Pressione a tecla parêntese esquerdo ")", localizada uma tecla à esquerda da "÷" e pressione "Enter" no canto inferior esquerdo do teclado para calcular a raiz quinta. Para o exemplo da Etapa 1, a calculadora deverá exibir "3" no lado esquerdo da tela.

Dicas

  • Se a entrada original for uma expressão, feche-a com parênteses para que ela tenha sua raiz quinta calculada.
  • Verifique seu trabalho elevando a raiz à quinta potência digitando 5 depois de pressionar a tecla "^" e observe se a calculadora mostrará o número original.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article