Mais
×

Como tirar raspas de laranja sem um ralador Microplane

A raspa da laranja é a casca colorida no lado externo da fruta. Se as raspas forem feitas da maneira apropriada, terão um sabor doce e ácido. As raspas de laranja combinam bem com diversas receitas de sobremesa, bebidas e saladas, adicionando sabor e deixando o prato atraente. A parte branca abaixo da camada mais externa (albedo) tem um gosto amargo, devendo ser evitada nas receitas. Os raladores Microplane, por serem bem pequenos e apropriados para isso, facilitam a remoção das raspas. Mas nem todo mundo tem um ralador desse tipo na cozinha de casa e, por isso, aqui estão algumas alternativas.

Instruções

Os óleos nas raspas de laranja dão sabor aos pratos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Descascador de legumes

  1. Lave as laranjas em água corrente. Seque-as com papel-toalha.

  2. Segure uma laranja firmemente. Com o descascador de vegetais, remova a casca externa em tiras. Descasque a laranja, tomando cuidado para não retirar a parte branca abaixo da casca.

  3. Retire qualquer bagaço branco das raspas com a faca paring. Se removeu muito da casca sem querer, corra a faca paring paralela à tábua de corte, para tirar da casca.

  4. Empilhe as raspas que você criou uma sobre a outra. Fatie a casca em tiras verticais finas com menos de 6 mm de largura e depois fatie-a horizontalmente, em tiras finas, para picar bem a casca.

    Ralador

  1. Lave as laranjas em água corrente. Seque-as com papel-toalha.

  2. Veja onde ficam os menores furos do ralador.

  3. Segure a laranja firmemente contra o ralador. Raspe a laranja contra os furos menores até obter a quantidade desejada de raspas. Vá virando a laranja para evitar a parte branca.

    Descascador de cítricos

  1. Lave as laranjas em água corrente. Seque-as com papel-toalha.

  2. Coloque o descascador sobre a casca da laranja. Mova a ferramenta pela casca, na sua direção. O descascador removerá tiras longas e finas da casca da laranja. Continue fazendo isso até obter a quantidade necessária.

  3. Se desejar, corte as tiras em pedacinhos menores, com a ajuda de uma faca.

Dicas

  • Os mesmos métodos podem ser utilizados para tirar raspas de limão e lima.

Aviso

  • Sempre lave bem as laranjas, para remover bactérias prejudiciais.

O que você precisa

  • Papel-toalha
  • Descascador de legumes
  • Faca paring
  • Tábua de corte
  • Ralador de metal
  • Descascador de cítricos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article