×
Loading ...

Como tirar um rolamento selado da bicicleta

Atualizado em 17 abril, 2017

Os rolamentos selados em cubo estão se tornando cada vez mais comuns nas bicicletas modernas. Devido a ele ter um design bonito, ser durável e de rotação suave, pode-se dizer que eles são melhores do que os tradicionais rolamentos em formato de esferas em quase todos os sentidos. A desvantagem do rolamento selado é que, quando eles estragam e precisam de conserto, pode ser difícil retirá-los do cubo. Aprenda como retirar o rolamento selado para substituição ou manutenção e mantenha a sua bicicleta moderna girando suavemente.

Instruções

Os rolamentos vedados giram por mais tempo e mais rapidamente, pois eles são protegidos por uma cobertura especial (bearing pile image by DianaStrizhigotskaya from Fotolia.com)
  1. Retire a roda da bicicleta. Nas bicicletas mais antigas, afrouxe as porcas de 15 mm do eixo com a chave para cone de roda. Nas bicicletas de corrida, afrouxe os parafusos do eixo com a chave allen de 6 mm. Nas bicicletas modernas feitas para estradas ou montain bikes, basta soltar a alavanca de liberação instantânea. Retire a roda do suporte e do quadro.

    Loading...
  2. Retire as porcas exteriores que estão sobre o eixo utilizando um par de chaves para cone. Segure o cone interno no lugar com uma das chaves e torça a porca no sentido anti-horário com a outra chave para cone. Repita o procedimento no outro lado. Nos cubos das bicicletas de corrida, você precisará somente de duas chaves allen de 8 mm para remover as porcas do cubo.

  3. Retire o primeiro rolamento selado batendo na extremidade do eixo com o martelo. Pode ser necessário aplicar bastante força até o eixo começar a se mover, porém, ao forçar o eixo, o primeiro rolamento sairá do cubo. Deixe o rolamento ao lado.

  4. Vire a roda e insira o eixo no centro do cubo contra o segundo rolamento. Mais uma vez, repita o procedimento de martelar para retirar o rolamento do cubo.

Loading...

Aviso

  • Nem todos os cubos são exatamente iguais. Não se esqueça de consultar o manual do proprietário para obter informações específicas, que são aplicáveis somente à sua bicicleta.

O que você precisa

  • Martelo
  • Conjunto de chave Allen
  • Conjunto de chave para cone de roda

Referências

Loading ...
Loading ...