×
Loading ...

Como tirar a tinta do acetato

Vestimentas feitas com tecido sintético, como o acetato, requerem cuidado especial, principalmente quando se trata de remover manchas. Removedores de esmalte são recomendados para retirar manchas de diferentes tipos de tecido e superfícies e são muito eficientes nesse quesito. No entanto, a acetona nos removedores de esmalte faz com que o tecido de acetato se dissolva, arruinando a roupa. Embora evitar o problema seja a melhor tática, manchas acidentais de tinta podem ser removidas de uma roupa de acetato.

Instruções

Uma mancha de tinta em uma roupa de acetato deve ser removida com cuidado (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Umedeça a esponja com um solvente de limpeza a seco. Coloque a vestimenta em uma superfície plana. Passe o produto na mancha de tinta, começando pela área externa e indo em direção ao meio. Conforme a mancha se transfere para a esponja, enxágue-a, aplique mais solvente e continue a esfregar o material.

    Loading...
    Seja gentil enquanto remove manchas do acetato (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  2. Enxágue o tecido com água fria. Retire o excesso de água da roupa e coloque-a na superfície plana novamente. Despeje detergente líquido em cima da tinta e cubra a mancha por completo. Esfregue o detergente no tecido e deixe-o totalmente imerso no produto por um período de 10 a 15 minutos.

  3. Deixe a água fria correr pela mancha para enxaguar o detergente. Se algum vestígio da mancha permanecer no tecido, deixe a vestimenta de molho em uma solução com meia xícara de alvejante e 3,5 litros de água morna. Submerja o tecido na solução e deixe lá por meia hora.

    Deixar de molho ajuda a soltar a mancha do tecido (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  4. Enxágue a vestimenta de acetato com água morna; use detergente e alvejante para remover qualquer traço restante da mancha de tinta. Examine o tecido para garantir que a mancha saiu por completo. Se não for o caso, repita os passos para se livrar da mancha de tinta.

  5. Pendure sua vestimenta de acetato e deixe secar ao vento.

Loading...

Dicas

  • Molhe um cotonete com álcool. Passe o álcool na mancha para removê-la do tecido. Ele pode ser usado no lugar do solvente de limpeza a seco.
  • Cuide da mancha de tinta enquanto ainda está fresca; ao fazer isso, você impede que ela se espalhe ou penetre fundo nas fibras do tecido.

O que você precisa

  • Solvente de limpeza a seco
  • Esponja
  • Panos limpos
  • Detergente líquido
  • Alvejante para todos os tecidos
  • Balde

Referências

Loading ...
Loading ...