Mais
×

Como tirar a tinta do bronze

Atualizado em 19 julho, 2017

Muitas casas antigas têm acessórios de bronze que foram pintados e repintados. Para remover a pintura desses objetos, ou de qualquer outro objeto feito desse metal, você não precisará recorrer aos produtos químicos. O bicarbonato de sódio é uma alternativa atóxica e eficaz para descascar a tinta e está disponível nas lojas; esse produto é melhor tanto para você como para o meio ambiente, e também para os objetos de bronze. Utilizar o bicarbonato de sódio para remover a tinta levará cerca de uma hora e deixará a área de trabalho sem gazes tóxicos. Depois de remover a tinta, poderá polir a peça de metal utilizando outro produto doméstico atóxico: o ketchup.

Instruções

Remova a tinta dos objetos de bronze utilizando bicarbonato de sódio (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Misture 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro de água necessário para cobrir o objeto de bronze na panela. Coloque a água para ferver.

  2. Coloque várias camadas de jornal sobre uma superfície plana, enquanto estiver esperando a água ferver. Você colocará o objeto de bronze sobre o papel depois que o tiver fervido, por isso certifique-se de que tenha camadas suficientes para evitar que a água penetre através da superfície do papel. A quantidade de camadas deverá ser o suficiente para concluir o projeto.

  3. Coloque o objeto de bronze na água fervente e deixe-o ferver por 30 a 40 minutos. Para ter a certeza de que todas as partes do objeto sejam devidamente expostas, utilize uma pinça para virá-lo a cada dez minutos.

  4. Coloque as luvas. Retire o bronze, utilizando a pinça, e coloque-o sobre o jornal. Deixe-o esfriar um pouco antes de prosseguir.

  5. Sem tirar as luvas, limpe a tinta do objeto de bronze utilizando um pano limpo. Remova todos os vestígios de tinta e depois lustre-o para secá-lo. Para dar polimento, coloque ketchup em um pano limpo e esfregue-o em todo o objeto. Limpe o resíduo com um pano limpo e úmido e, depois, lustre-o para secá-lo.

Dicas

  • O bronze maciço poderá resistir a uma limpeza mais rigorosa. Para determinar se o objeto é de bronze maciço ou chapeado, tente colocar um ímã sobre ele, que apenas grudará se não for maciço.
  • Se você não tiver uma panela de aço inoxidável que esteja disposto a usar exclusivamente para a remoção de tinta, compre uma em um brechó ou venda de garagem para economizar dinheiro no projeto.
  • Depois de ter limpo e polido o bronze, poderá pintá-lo com um acabamento de verniz incolor para proteger sua superfície.

Aviso

  • Depois de utilizar a panela para remover a tinta, nunca use-a novamente para cozinhar alimentos.

O que você precisa

  • Bicarbonato de sódio
  • Panela de aço inoxidável
  • Luvas
  • Pinça de metal
  • Jornal
  • Ketchup
  • Panos de algodão
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article