Tireóide e Síndorme do ovário policístico

Escrito por r.j. bowman | Traduzido por amanda artuni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tireóide e Síndorme do ovário policístico
Duas das doenças mais comuns que envolvem o desequilíbrio hormonal nas mulheres são a síndrome do ovário policístico e o hipotireoidismo (Woman image by Miroslava Arnaudova from Fotolia.com)

Duas das doenças mais comuns que envolvem o desequilíbrio hormonal nas mulheres são a síndrome do ovário policístico e o hipotiroidismo. Elas têm sintomas muito semelhantes e normalmente só podem ser distinguidas através de exames de sangue. Muitas mulheres sofrem de ambas ao mesmo tempo. Os dois distúrbios afetam em muito a vida da mulher e precisam ser tratados adequadamente.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas da síndrome de ovário policístico (SOP)

Os sintomas da síndrome do ovário policístico (SOP) começam com períodos menstruais irregulares e, normalmente, estes se tornam mais intensos e anormais. Eles também podem se tornar mais espaçados, ao invés de ser a cada 28-30 dias. Além de períodos irregulares, os sintomas da SOP incluem depressão, alterações de humor, perda de cabelo, ganho de peso e acne. Estes sintomas são resultado de níveis androgênicos aumentados no corpo. Se não forem tratados, esses sintomas podem causar problemas de infertilidade.

Sintomas do Hipotiroidismo

Os sintomas do hipotiroidismo são semelhantes aos da SOP. Em mulheres, geralmente ele resulta em períodos menstruais irregulares e intensos​​, depressão, alterações de humor, ganho de peso e perda de cabelo. Além disso, ele causa dor, cansaço e fraqueza muscular. Se ele não for controlado, pode levar a uma série de outras doenças no organismo.

Hipotiroidismo e SOP

Quando as mulheres vão ao médico queixando-se de ganho de peso inexplicável, períodos menstruais anormais e perda de cabelo, o médico geralmente pede exames tanto para SOP quanto hipotiroidismo. Estas são as duas doenças mais comuns com esses sintomas que afetam mulheres em idade fértil. Um exame de sangue simples pode mostrar altos níveis hormonais. Alterações nos hormônios TSH, T3 e T4, indicam problema na tireoide, enquanto os níveis anormais de andrógenos indicam SOP. Os médicos agora estão descobrindo que o hipotiroidismo e SOP andam de mãos dadas e estão pesquisando acerca da possibilidade de que o hipotiroidismo possa causar a síndrome.

Complicações do hipotireoidismo para os que apresentam SOP

Uma mulher que tem as duas doenças vai lidar com todas as frustrações de infertilidade e ao mesmo tempo, com as dores do hipotireoidismo. Ele também pode causar problemas de fertilidade adicionais. As mulheres com hipotireoidismo não tratado são mais propensas a ter parto prematuro, natimortos ou mesmo abortos. Isso significa que alguém com SOP e hipotireoidismo que não engravidar, tem uma menor probabilidade de parir um bebê saudável.

Tratamento do hipotireoidismo com SOP

Muitos médicos acreditam atualmente que a SOP se agrava e que possivelmente seja causada por distúrbios da tireoide, e que mantê-la sob controle é o melhor tratamento. Um endocrinologista pode ajudar uma mulher a ter seus níveis de hormônios de volta ao normal através de suplementos seguros, mesmo durante a gravidez. Uma vez que os seus problemas de tireoide estejam sob controle, a mulher pode reavaliar seus sintomas da SOP e os problemas de infertilidade, e tomar decisões fundamentadas em tratamentos de fertilidade e terapia hormonal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível