Alimentos que contêm bálsamo-do-peru

Ingredientes como o bálsamo-do-peru podem causar reações alérgicas

closeup of food ingredients image by scalesy from Fotolia.com

O bálsamo-do-peru é um ingrediente comum em alimentos e produtos do lar que causam reações alérgicas em algumas pessoas. É importante que as pessoas com alergias ou sensibilidades fiquem atentas às comidas que contêm essa mistura. Evitar o bálsamo-do-peru requer uma análise minuciosa dos ingredientes utilizados no preparo das comidas, principalmente em restaurantes onde a listagem dos ingredientes não está prontamente disponível e os empregados não costumam saber as propriedades dos ingredientes.

A origem do bálsamo-do-peru

O bálsamo-do-peru cru é um liquido viscoso de cor marrom

little bottle image by timur1970 from Fotolia.com

O bálsamo-do-peru é colhido da árvore de mesmo nome, nativa da América do Sul. A substância é extraída à quente do tronco da árvore e coletada como uma secreção da madeira, onde o tronco foi descascado. Um líquido espesso e marrom, o bálsamo-do-peru não processado tem gosto morno e amargo, e aroma de baunilha e canela. Outros nomes comuns para o bálsamo-do-peru incluem óleo-vermelho, bálsamo-de-cheiro-eterno, bálsamo-índico-seco e bálsamo-da-américa.

Substâncias presentes no bálsamo-do-peru

O bálsamo-do-peru contém grande quantidade de compostos químicos

laboratory image by Fox from Fotolia.com

Componentes químicos e outras substâncias acrescentadas às misturas de bálsamo-do-peru também causam reações alérgicas, mais comumente, dermatites de contato. Bolhas de pus, inchaço, coceira e vermelhidão são sintomas comuns. Embora o bálsamo-do-peru não seja mais amplamente utilizado como tempero alimentício, apenas um contato com ele é o suficiente para que os extremamente sensíveis queiram evitá-lo ao máximo.

Várias misturas de bálsamo-do-peru contém as seguintes substâncias ou seus derivados: benzoato de benzilo e outros benzoatos, acetato de benzilo, ácido benzoico, benzaldeído, salicilato de benzilo, aldeído cinâmico, cascas de frutas cítricas, cravo-da-índia, álcool coniferilo, cumarina, eugenol, farnesol, isoeugenol, nerolidol, substâncias resinosas, óleo de melaleuca e vanilina. Cinamatos, benzoatos e terpenoides parecem ser os maiores culpados quando se trata de reações alérgicas.

Pessoas sensíveis costumam reagir a um ou mais desses ingredientes; é preciso fazer um teste de alergia para identificar o alergênico exato. Procure por esses produtos químicos nos rótulos das comidas e aborde-os com cuidado.

Bebidas e misturas aromatizadas

Alguns alimentos que podem conter bálsamo-do-peru incluem chocolates, biscoitos, cereais, sobremesas, molhos e misturas para tempero. Como as misturas e os ingredientes são utilizados para temperar outros itens, localizar os compostos ofensivos incorporados a outros alimentos abrange um território amplo, o que torna a identificação ainda mais difícil. Aperitivos, vinhos e licores devem ser verificados, pois o bálsamo-do-peru é utilizado como aromatizante, pois concede uma nota quente de baunilha. Cocas, refrigerantes e bebidas aromatizadas são as fontes não alcoólicas mais suscetíveis a conter essa substância.

Temperos

Inúmeros temperos, misturas para temperar e aromatizantes utilizados em alimentos, inclusive pimenta-da-jamaica, canela, cravo, noz-moscada, páprica, açafrão e baunilha, estão relacionados ao bálsamo-do-peru e podem causar reações similares em indivíduos sensíveis.

Outras fontes

Alguns tipos de gomas de mascar e tabacos aromatizados, embora não sejam alimentos, também contém bálsamo-do-peru. Inúmeros medicamentos tópicos, remédios labiais e unguentos contêm esse ingrediente; portanto, médicos e farmacêuticos precisam saber se os pacientes são alérgicos ao bálsamo-do-peru.

eHow Brasil
×