Mais
×

Como fazer uma tisana de bálsamo de limão

Atualizado em 21 março, 2017

Uma tisana de bálsamo de limão é uma bebida quente calmante que pode ser adoçada a gosto. Esse é um ótimo uso que se pode fazer dessa erva que cresce no jardim. O bálsamo de limão pertence à família da menta. As folhas são maiores, mais claras e suaves ao toque do que as da menta. Quando esmagadas, produzem um cheiro de limão.

Instruções

  1. Pegue folhas de bálsamo de limão em um dia ensolarado. É importante que as plantas estejam totalmente secas quando as colher. Para preparar a sua tisana de bálsamo de limão com um sabor mais acentuado, será melhor se não tiver chovido há vários dias.

  2. Remova as folhas de bálsamo de limão dos caules. Para cada xícara de tisana, você precisará de 56 g de folhas.

  3. Ferva 4 xícaras de água em uma chaleira. Quando estiver fervente, verta aproximadamente 1/4 da xícara de água quente no fundo e nas laterais do bule para aquecê-lo antes da tisana ser preparada. Despeje essa água depois de ela ter aquecido todos os lados do bule.

  4. Coloque as folhas do bálsamo de limão no bule. Encha-o com a água fervente e deixe-as mergulhadas por cerca de 5 minutos. Se você preferir que a tisana tenha um sabor mais acentuado de limão, deixe-a mergulhada por mais de 10 minutos.

  5. Passe a tisana pelo coador vertendo o líquido para as xícaras. Sirva com açúcar ou mel a gosto. Ela é deliciosa quando é servida para os amigos acompanhada de cookies com sabor de baunilha ou amêndoa.

O que você precisa

  • Planta bálsamo limão
  • Água fervente
  • Açúcar ou mel
  • Bule
  • Coador de chá
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article