on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Títulos acadêmicos e algumas abreviaturas e curiosidades

Atualizado em 23 março, 2017

A maneira adequada de se referir a uma formação acadêmica é de acordo nível de formação (bacharel, mestre ou doutor) bem como o tipo de curso (humanas, biológicas) ou tipo de área específica (serviço social, medicina, música). A maneira como uma formação acadêmica é escrita geralmente dependerá do nível de formalidade do documento.

A maneira como uma formação acadêmica é escrita geralmente dependerá do nível de formalidade do documento. (cap on books image by timur1970 from Fotolia.com)

Formações acadêmicas e algumas abreviaturas

Lic. ou Licenciatura Plena em Letras ou Lda (a) em Letras Bel. ou Bela. ou Bacharel ou Bacharela em Arquitetura Bel. ou Bela. ou Bacharel ou Bacharela em Serviço Social M.e ou Ma. ou Mestre ou Mestra I.D. ou J.D.- Iuris (Iurum) Doctor ou Juris (Jurum) Doctor – Doutor ou Doutora em Direito I.D. ou J.D.- – Doutor ou Doutora em Direito Dr. ou Dra. ou Doutor ou Doutora em Filosofia D.r M. – Medicinae Doctor – Doutor (a) em Medicina MBA (sigla em inglês) – Mestrado em Administração de Empresas M.e ou Mestre (a) em Educação M.e ou Ma. ou Mestre ou Mestra em Música M.e ou Ma. ou Mestre ou Mestra em Saúde Pública M.e ou Ma. ou Mestre ou Mestra em Administração Pública M.e ou Ma. ou Mestre ou Mestra em Serviço Social M.e ou Ma. ou Mestre ou Mestra em Fisioterapia

Perceba a pontuação entre as letras para as abreviaturas. Geralmente, são usados os pontos ao abreviar os títulos. Portanto, é sempre bom seguir a escrita padrão para escrever textos com abreviações coesas e coerentes.

Loading...

Como indicar uma formação acadêmica

“A nossa nova professora de História Brasileira, Selma Silva, possui mestrado em história pela Universidade de São Paulo.”

Segundo o novo acordo ortográfico, o nome de disciplinas pode ser grafado com letras maiúsculas ou minúsculas.

“A empresa está recrutando um novo gerente de marketing com dez anos de experiência e um M.B.A.”

“Tomas Barros, doutor em energias renováveis, está agendado para dar o discurso de abertura na próxima semana sobre energia eólica

“Jane C. Battaglia, doutora em Medicina, presidirá um programa na próxima semana para os futuros alunos do curso preparatório de medicina

Perceba que existe uma vírgula antes e depois do título do sujeito nos dois últimos casos, pois isso se trata de um aposto que está explicado o grau de titulação do indivíduo.

Formas de tratamento para sujeitos com doutorado

A sigla “Ph.D.” no Brasil remete a pessoas que tiveram a sua tese de doutorado defendida em um país estrangeiro, geralmente de língua inglesa. No entanto, quem tem a titulação de “Dr.” defendeu sua tese de doutorando em território nacional. Assim, pode-se concluir que seria um pouco redundante e, talvez, equivocado, dizer que, por exemplo, Dr. Ph.D.James Gonçalves.

Como se dirigir em um envelope a um casal com o mesmo sobrenome sendo que uma possui doutorado e outra mestrado:

Dr. e Ma. Silva ou Dra. e M.e. Silva

Como se dirigir a um casal a qual ambos têm doutorado e o mesmo sobrenome:

Dr. e Dra. Lima

Como se dirigir a um casal em que os dois possuem doutorado e sobrenomes distintos: Dra. Sara Vasconcelos e Dr. Tomas Pereira.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...