Mais
×

Como fazer uma toalha de mesa com bainha elástica

Atualizado em 17 abril, 2017

Toalhas de mesa com bainha elástica são convenientes para piqueniques e outros eventos com refeições ao ar livre. O elástico impede que o vento as leve e possivelmente estrague o evento. Além disso, você não terá preocupação sobre a tolha deslizar e sair do lugar quando os pratos são movidos. Você pode elastizar a bainha pronta de uma toalha de mesa ou fazer uma. Tenha a certeza de tomar as medidas exatas para uma boa adaptação.

Instruções

O uso de toalhas de mesa adaptadas evita excesso de folga (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Meça o comprimento e a largura do tampo da mesa e, em seguida, a altura e os lados. Acrescente 10 cm a cada uma dessas medidas. No caso de toalha para mesa redonda, acrescente 10 cm a toda a sua circunferência.

  2. Corte e costure o tecido em seus comprimentos até alcançar a medida exata que você calculou. Caso esteja usando uma toalha de mesa pronta, corte o tecido nas medidas calculadas.

  3. Dobre e costure uma bainha de 1 cm em todos os lados da toalha de mesa.

  4. Dobre em outra bainha de 1 cm. Ao costurá-la, deixe uma abertura de 5 cm em um dos cantos. É por ela que você passará o elástico.

  5. Prenda com um alfinete de segurança uma tira de elástico ao tecido no espaço que você deixou aberto. É preciso que o elástico tenha três quartos do comprimento total dos quatro lados da toalha de mesa. Para uma toalha de 1,5 m, será necessário 1,12 m de elástico. Se necessário, costure tiras adicionais para uni-las.

  6. Coloque um alfinete de segurança na ponta livre do elástico e introduza-o na bainha ao redor de toda a toalha. Nesse processo, franza e empurre o tecido até ele voltar à posição do ponto de início.

  7. Costure a ponta do elástico inserido na bainha na outra ponta que ficou presa com o alfinete. Dê vários pontos para garantir que fiquem bem presas.

  8. Faça à máquina o fechamento da abertura na bainha ou costurando à mão. Empurre e endireite as bordas franzidas até ficarem distribuídas uniformemente.

O que você precisa

  • Toalha de mesa ou tecido
  • Tesoura
  • Máquina de costura
  • Elástico de 6 mm
  • Fita métrica
  • 2 alfinetes de segurança grandes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article