on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma toalha para uma mesa de borda redonda

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Meça, marque, corte e costure o tecido de sua escolha, para transformá-lo em uma bonita capa para uma mesa redonda pequena. Escolha um tema para a toalha de mesa, como as festividades de Natal, um jantar elegante ou a festa de aniversário de uma criança. A mesma técnica se aplica para fazer qualquer toalha de mesa redonda, que poderá ser usada repetidas vezes.

Instruções

Meça, marque, corte e costure o tecido de sua escolha, para transformá-lo em uma bonita capa para uma mesa redonda pequena (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Use a fita métrica para medir o diâmetro da parte de cima da borda da mesa. Meça, também, dessa borda até o chão.

    Loading...
  2. Calcule o diâmetro da toalha a ser costurada. Meça o diâmetro da borda da mesa e adicione a medida a partir da borda até o chão, duas vezes, mais 10 cm para a costura. Se a borda de sua mesa tiver um diâmetro superior a 45 cm e a medida da borda até o chão for 75 cm, o diâmetro total para a toalha de mesa será 45 cm + 75 cm + 75 cm + 10 cm. Isso equivale a um diâmetro de 205 cm.

  3. Compre o tecido em uma loja de tecidos com, pelo menos, 205 cm de comprimento (neste exemplo, 2,05 m). Como o diâmetro de sua toalha de mesa redonda é 205 cm, você terá que adquirir 4,10 m do mesmo tecido, pois sua largura é menor do que os 205 cm que você precisará.

  4. Dobre o comprimento do tecido ao meio, transversalmente, e corte com uma tesoura para criar duas partes iguais.

  5. Alinhe os dois pedaços de tecido, longitudinalmente (2,05 m, usando o exemplo da borda da mesa na Etapa 1), com o lado direito para dentro. Costure, com ponto reto, uma bainha de 1,25 cm ao longo da borda. Abra o tecido e passe a costura com um ferro quente.

  6. Dobre o tecido, longitudinal e transversalmente, para criar quatro camadas de um triângulo. Use alfinetes para fixar as bordas, para que não saiam do alinhamento.

  7. Mantenha a fita métrica no ponto superior do triângulo e meça um lado de 102,5 cm, o raio de sua toalha de mesa redonda (o ponto a partir do centro de um círculo até a borda). Marque-o com um alfinete. Meça 102,5 cm, ao longo do outro lado do triângulo, e marque, também, com um alfinete. Segurando a fita métrica no ponto superior, insira alfinetes nos 102,5 cm de um lado do triângulo até os outros 5 cm à parte.

  8. Use a tesoura para cortar o tecido ao longo dos alfinetes, removendo-os a medida em que você for cortando.

  9. Costure uma bainha larga de 1,25 cm, ao longo da borda da toalha, com a máquina de costura em ponto reto. Dobre a bainha, de 1,25 cm, duas vezes, para obter um acabamento esmerado. Passe a costura e toda a toalha de mesa.

Loading...

O que você precisa

  • Tecido
  • Fita métrica
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Máquina de costura
  • Linha
  • Ferro de passar

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...