Como fazer toalhas bordadas com acabamentos

Escrito por teresa dashwood | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer toalhas bordadas com acabamentos
Bordar toalhas de mesa é mais fácil que toalhas de veludo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Quando procurar por projetos artesanais fáceis com um curto cronograma de conclusão e resultados sólidos, adicione à decoração da casa toalhas bordadas à mão com acabamentos. Crie esses projetos artesanais para sua própria casa ou como presentes especiais. Você pode bordar e fazer acabamentos em toalhas de mesa de algodão ou em toalhas de banho de veludo grosso enquanto estiver sentada num quarto silencioso ou visitando amigos e familiares. Deixe suas toalhas bordadas e decoradas servirem como lembretes de como juntar o útil ao agradável.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Toalhas
  • Linhas para bordar
  • Agulhas para bordar
  • Bastidores
  • Marcador de tecido permanente
  • Tesoura
  • Alfinetes
  • Acabamentos decorativos

Lista completaMinimizar

Instruções

    Selecione os materiais

  1. 1

    Escolha o tipo de toalha a ser bordada. Para um projeto fácil, use toalhas de mesa de algodão e agulhas finas de bordado. Para um projeto mais desafiador, escolha as toalhas de banho de veludo com agulhas mais grossas e estabilizadores.

    Como fazer toalhas bordadas com acabamentos
    Para toalhas de veludo, use agulhas mais grossas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. 2

    Decida-se quanto aos desenhos que você pretende bordar nas toalhas. Escolha entre imagens de pássaros e flores, ou monogramas. Procure por desenhos disponíveis na internet, em revistas e livros. Para bordados mais originais, faça seus próprios desenhos.

  3. 3

    Escolha a linha de bordado para complementar o desenho e as cores das toalha. Para um visual mais sutil e sofisticado, combine a linha com a toalha, por exemplo, branco no branco. Para um visual mais caseiro, use bastante cores para destacar as imagens, como pássaros azuis, margaridas amarelas e folhas verdes.

    Transfira o desenho

  1. 1

    Coloque o desenho virado para cima sobre a parte da frente da toalha. Use um marcador permanente para delinear levemente os traços do desenho.

  2. 2

    Ao terminar o contorno, adicione mais detalhes. Melhore os monogramas com traços extras em volta das letras. Para desenhos de pássaros, use sua imaginação para esboçar os olhos, as penas das asas e os bicos.

    Bastidores

  1. 1

    Encaixe os bastidores sobre o desenho ao enquadrar a parte interna menor do bastidor sobre ele. Deixe alguns centímetros à margem para que você possa bordar o desenho sem encostar a agulha e a linha no bastidor.

  2. 2

    Coloque o pequeno bastidor na sua mesa de trabalho. Centralize o desenho da toalha no topo do bastidor. Empurre a parte maior dele sobre a toalha e a parte menor. Para o veludo, experimente usar bastidores menores para permitir a largura de material extra.

  3. 3

    Ajuste os bastidores e toalhas para ficarem bem encaixados. Afrouxe os bastidores levemente. Centralize o desenho da toalha e estique o material o máximo possível.

    Pontos de bordado

  1. 1

    Corte cerca de 90 cm de linha para bordado. Coloque-a na agulha e segure, deixando as duas pontas da linha para baixo e prendendo-as em um nó.

  2. 2

    Escolha um lugar para começar a bordar. Traga a agulha por baixo do material e prenda a linha forte o suficiente para segurar o ponto sem enrugar o tecido.

  3. 3

    Escolha o tipo de ponto. Se você quiser um ponto-cruz simples, borde o desenho usando pontos diagonais para criar o padrão em X. Faça um pequeno ponto diagonal à esquerda do ponto inicial. Passe a agulha e a linha por baixo do material e à esquerda, logo atrás do ponto inicial. Faça outro diagonal para o X, e continue para o próximo ponto. Ou então faça quatro pontos diagonais para frente e complete o X fazendo mais quatro para trás.

  4. 4

    Para um visual mais acetinado e finalizado, use o ponto cheio. Depois de passar a agulha por baixo do material no ponto inicial, mova a agulha cerca de 1,6 cm para a esquerda, passe a agulha por baixo do tecido e puxe a linha esticada. Isso vai criar uma linha paralela. Repita este ponto, movendo a agulha ao longo do desenho e deixando um ponto que pareça cheio.

  5. 5

    Quando a agulha tiver apenas 7 cm de linha, empurre-a sobre o tecido e dê um nó duplo. Troque as linhas da agulha por linhas coloridas para cada seção do desenho. Ajuste o bastidor para cada seção. Dê nós duplos para finalizar os desenhos. Remova os bastidores.

    Toalhas com acabamentos

  1. 1

    Meça o material de acabamento escolhido para a sua toalha bordada. Deixe alguns centímetros a mais antes de cortá-lo.

  2. 2

    Coloque o material sobre a toalha, e use alfinetes para fixar os dois. Faça dobras irregulares nas extremidades embaixo do acabamento e prenda com o alfinete.

  3. 3

    Coloque linha na agulha, e dê um nó nas pontas para juntá-las.

  4. 4

    No ponto inicial, traga a agulha para cima passando por baixo do material e aperte bem a linha. Comece com um ponto em cadeia simples ao longo da extremidade do material. Quando o acabamento estiver pronto em seu lugar, dê um nó duplo embaixo do material.

Dicas & Advertências

  • Os laços do veludo tornam o bordado mais desafiador. Use agulhas e linhas pesadas para bordar este tipo de tecido.
  • Mantenha agulhas e tesouras longe do alcance de crianças.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível