on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um toca-discos para um projeto de ciências infantil

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Apesar de ainda serem produzidos, os toca-discos são difíceis de serem encontrados e, geralmente, são caros. Embora um toca-discos caseiro não seja um substituto para o real, fazer seu o seu próprio é uma forma notável de compartilhar os tempos de aparelhos analógicos com crianças em idade escolar. Os alunos podem demonstrar também como os discos analógicos funcionam em um projeto de ciências.

Instruções

Você poderá fazer seu próprio toca-discos com objetos encontrados em sua casa (record player image by jeancliclac from Fotolia.com)
  1. Enrole um pedaço de papel para dobraduras em um cone. Esse cone funcionará como o alto-falante do seu toca-discos.

    Loading...
  2. Cole uma agulha, com a extremidade pontiaguda para fora, dentro da ponta do cone de forma que somente 25 mm da agulha fiquem para fora.

  3. Segure um lápis verticalmente. Coloque-o através do buraco do disco.

  4. Encoste a ponta da agulha na borda do disco. Segure a agulha de forma que o ângulo entre a superfície do disco e a agulha tenha 45˚.

  5. Gire o disco continuamente enquanto estiver com a agulha sobre ele. Talvez seja melhor ter um ajudante, para ajudar a girar o disco ou a segurar a agulha.

Loading...

Dicas

  • Os discos mais antigos funcionam melhor para esse projeto, porque eles possuem graves mais amplos e maior durabilidade.

Aviso

  • Agulhas de costura podem danificar o disco. Será melhor fazer esse experimento em um disco que você não se importe em danificar.

O que você precisa

  • Papel para dobraduras
  • Super cola
  • Agulha
  • Lápis
  • Disco de 33 e 1/3 RPM

Referências

Loading ...
Loading ...