Mais
×

Como tocar alaúde

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O alaúde é um instrumento de cordas parecido com o violão, popular durante o período medieval. A maioria dos alaúdes possui 11 cordas: cinco pares e uma corda separada (alaúde de seis cordas duplas). Esse instrumento originado no Oriente Médio é um dos favoritos no mundo inteiro.

Instruções

O alaúde é um instrumento de cordas parecido com o violão (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Coloque o alaúde sobre seu colo com o braço em direção à sua esquerda.

  2. Coloque o dedo mínimo sobre o corpo do alaúde de forma que você sempre saiba onde sua mão está em relação às cordas.

  3. Vibre as cordas com a parte macia de seus dedos, não com as unhas: você quer obter apenas uma nota, de som claro.

  4. Use os dedos da mão esquerda para pressionar as cordas contra o braço do instrumento, mudando os tons ao vibrá-las. Pressione as cordas entre os trastes (linhas elevadas no braço). Use o dedo indicador para pressionar as cordas antes do primeiro traste, o dedo médio para pressioná-las entre o primeiro e o segundo traste e o anelar para pressioná-las entre o segundo e terceiro traste. Trastes mais elevados exigirão que você mova a mão esquerda sobre o braço do alaúde.

  5. Quando necessário, dedilhe o alaúde movendo o polegar através de várias cordas, tocando-as ao mesmo tempo.

  6. Toque música escrita em notação musical comum ou tablaturas. É possível escolher entre músicas barrocas e renascentistas ou músicas para alaúde de compositores modernos.

Dicas

  • Por causa do tamanho do alaúde, você pode considerar a instalação de uma correia se pretende tocar de pé. Ao fazê-lo, entretanto, existe o risco de alterar a qualidade sonora do instrumento.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article