Mais
×

Como tocar um flugelhorn

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O flugelhorn, assim como o trompete, é um instrumento de sopro. Flugelhorns, também chamados de fliscornes, são geralmente usados em jazz como par para o trompete quando um som mais suave é desejado e são comuns em bandas completas na Alemanha, Áustria, Itália, França e Reino Unido. Apesar de não ser tão comum no Brasil, é possível encontrar esse instrumento e receber instruções devido à sua similaridade com o trompete.

Instruções

Aprenda o básico sobre o flugelhorn (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Segure o flugelhorn com as duas mãos, colocando os dedos nas válvulas, mas sem apertá-las. Segure o instrumento paralelamente ao chão com as costas retas e uma boa postura.

  2. Crie som tremendo os lábios. Se já tocou um instrumento de metal antes, deve estar acostumado com isso. Caso contrário, pratique esse movimento com os lábios sem o instrumento até dominá-lo.

  3. Siga a mesma digitação usada para o trompete. Se nunca tocou trompete ou se não sabe a digitação das notas, obtenha uma tabela para aprender a produzir as notas. Esteja ciente de que o trompete e o flugelhorn estão em si bemol.

  4. Respire fundo e expila o ar usando o diafragma ao invés de uma respiração curta com a parte superior dos pulmões e garganta.

  5. Não deixe as bochechas se encherem, pois isso diminuirá a eficiência do fluxo de ar e pode danificar o revestimento muscular delas.

  6. Concentre-se em obter a qualidade de tom desejada. O flugelhorn é um instrumento de som suave, assim como a trompa, portanto, abra a garganta o máximo possível e pratique notas longas e cheias para que não fiquem parecidas com as do trompete.

  7. Escute músicos tocarem flugelhorn em jazz ou gravações solo de concertistas para aprender mais sobre o tom desejado. Isso ajudará a desenvolver um ouvido melhor para o som que o instrumento deve produzir.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article