×
Loading ...

Como tocar passagens de oitava afinadas no violino

Atualizado em 19 julho, 2017

Em qualquer peça musical para violino, passagens de oitava simultâneas podem ser bem desafiadoras. Oitavas simultâneas exigem que você toque duas notas com intervalo de oitava ao mesmo tempo. Tocar essas passagens exige que você una habilidades técnicas, como entonação, posição da mão e do dedo e cruzamento das cordas. Conseguir uma nota oitavada afinada já é bem difícil. É mais difícil ainda tocar as duas notas afinadas entre si. Ainda que possa ser tentador atacar todos os elementos de uma só vez, a melhor maneira de dominar as passagens de oitavas simultâneas é começar lentamente e isolar os elementos.

Instruções

Passagens de oitava simultâneas podem ser desafiadoras (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Certifique-se de que as cordas de seu violino estejam afinadas. Manter as cordas sempre afinadas permite que você memorize o espaçamento exato dos dedos e posições da mão no instrumento. Aprendendo o espaçamento exato dos dedos e posições da mão para as notas, você conseguirá tocar as passagens de oitava afinadas sempre. Contudo, se suas cordas estiverem desafinadas, sua mão esquerda continuamente terá que ajustar as posições para acomodar as cordas.

    Loading...
  2. Faça um aquecimento praticando escalas em três oitavas no tom da música que estiver tocando. Por exemplo, se sua peça for em sol maior, aqueça com uma escala de sol maior em três oitavas, abordando as passagens de oitava. As escalas treinam seus ouvidos permitindo que você escute as notas da peça. Elas também ajudam-no a familiarizar sua mão a todo o braço do instrumento. Quando sua mão estiver confortável em todas as áreas do braço, você terá mais facilidade para tocar afinado.

  3. Trabalhe na passagem de oitava praticando apenas a nota de baixo (utilizando a mesma posição de dedos que usaria para tocar as duas notas). Trabalhe com o metrônomo, começando com um andamento lento e aumentando gradativamente até ter dominado a passagem. Não passe para um andamento mais rápido até que tenha dominado a passagem no andamento mais lento.

  4. Continue trabalhando as passagens de oitava praticando apenas a nota de cima (utilizando o mesmo posicionamento de dedos que usaria se estivesse tocando as duas notas). Trabalhe com o metrônomo, começando com um andamento lento e aumentando gradativamente até ter dominado a passagem.

  5. Quando finalmente juntar as duas notas, a entonação deve melhorar dramaticamente.

Loading...

Dicas

  • Ajustar o cotovelo esquerdo ajudará você a tocar as passagens de oitava afinadas no violino. Nas cordas mais altas (lá e mi), bem como nas posições mais baixas, o cotovelo esquerdo deve estar mais baixo. Nas cordas mais baixas (sol e ré) e posições mais altas, o cotovelo deve levantar para se adaptar.
  • Os espaços entre as notas podem mudar à medida que você se aproximar de diferentes partes do braço do violino. À medida que você passa para posições mais altas, o espaçamento entre as notas tende a ser menor. Ajuste as posições dos dedos e das mãos de acordo com essas diferenças.
  • É mais importante tocar a nota de baixo afinada. Quando você consegue acertar a nota de baixo, é mais provável que a de cima fique correta.
  • Para um trabalho de base mais extenso, o exercício nº 24 no livro de estudos do violino de Kreutzer é útil para aprender a tocar passagens de oitava afinadas.

Aviso

  • Se você parar fora de afinação em uma nota, não corrija-a simplesmente e continue. Analise o problema. As notas estavam sustenizadas ou bemolizadas? Os cotovelos, mãos e dedos estavam na posição correta? Depois, corrija-o voltando algumas notas e praticando como chegar à próxima. Tocar afinado no violino é como executar um lutz triplo em patinação no gelo. Você deve parar corretamente na primeira vez. Ao mudar de posição, não deixe de mover seu polegar junto com o resto de sua mão. Se seu polegar ficar parado em uma posição, pode afetar sua capacidade de tocar a passagem afinada.
Loading ...
Loading ...