Como tocar piano e teclado passo a passo

Escrito por chris ciolli | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como tocar piano e teclado passo a passo
Aprender a tocar piano não é tão difícil quanto parece (piano image by Sergey Goruppa from Fotolia.com)

Aprender a tocar piano ou teclado é uma grande base para aprender a tocar outros instrumentos ou cantar. Tocar piano bem requer muita prática e preparação. Futuros pianistas precisam aprender a ler música, memorizar as notas e as teclas correspondentes e desenvolver um bom ouvido para música. Como com qualquer outra arte, a prática leva à perfeição, e aprender o básico de cor também não machuca. Dedique alguns minutos diariamente às suas lições, e estará tocando piano antes de perceber.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

O que você precisa?

  • Piano
  • Teclado
  • Partitura para iniciantes
  • Uma cópia da partitura da escala de Dó maior (C maior) ou um livro de escalas musicais
  • Lápis
  • Fita crepe

Lista completaMinimizar

Instruções

    O básico

  1. 1

    Baixe da internet ou compre um diagrama das teclas do piano que estão rotuladas com os nomes das notas. Observe que as teclas pretas agrupam-se em duas, e depois sempre em três. O C (dó) central é o ponto de partida básico para o piano.

  2. 2

    Olhe para o diagrama das teclas do piano e para as teclas à sua frente. Encontre o C (dó) central. Corte um pedacinho de fita crepe e cole-o nesse C central. Escreva "C" no pedaço de fita.

  3. 3

    Do C central, vá para cima apenas com as teclas brancas, marcando-as com pedaços de fita crepe e a letra-nome da tecla. Por exemplo, após o C central, marque D (ré), E (mi), F (fá), G (sol). Em G, comece do começo do alfabeto, com A, B,C, D e assim por diante. Marque cada tecla com fita crepe e sua letra correspondente.

  4. 4

    Pegue a partitura musical para iniciantes e marque as linhas com as letras-nomes das notas. Estude as linhas e os espaços na página e combine-os com suas letras no teclado real.

  5. 5

    A primeira escala que você aprenderá é a de C (dó) maior, que é a única que não usa nenhuma tecla preta. Baixe da internet ou adquira partituras musicais com o título de escala de "C" maior. As notas C estão sempre antes de duas teclas pretas. Certifique-se de que sabe como é o C central no teclado e nas pautas de cima e de baixo da partitura musical.

  6. 6

    Todas as escalas maiores são de oito notas. A de C maior é: C, D, E, F, G, A, B, C (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó). Para tocar a escala, sente-se ao piano ereto. Coloque a mão direita com o pulso elevado, o polegar no C central e os outros dedos um em cada tecla. Pressione cada tecla, C, D, E, F, G, com força suficiente para fazer um som. Quando estiver sem dedos, cruze a mão sobre a tecla A, começando de novo com o polegar, até a nota C final. Pratique esses movimentos até que fiquem fluidos.

  7. 7

    Faça o mesmo exercício com a mão esquerda, mas começando com o dedo mindinho no C central, depois pressionando D, E, F, G, com os dedos remanescentes, cruzando por cima e começando de novo com o dedo mindinho na tecla A. Continue até o C final. Pratique a escala com a mão esquerda até que fique fluida. Ao praticar as escalas, visualize as notas na pauta e diga os nomes das letras para si mesmo. Isso ajuda a memorizar as notas e sua localização no teclado e na pauta.

  8. 8

    Quando conseguir tocar a escala com fluidez com ambas as mãos, mova a mão esquerda oito teclas brancas para a esquerda e pratique tocar a escala simultaneamente com as duas mãos. Pratique até que os movimentos fluam e você consiga tocar as escalas ao mesmo tempo sem pausar ou parar.Conforme progredir e tocar músicas mais complicadas, as escalas de C simultâneas serão um ótimo exercício de aquecimento, e podem ser feitas devagar ou depressa no começo das aulas ou das práticas.

  9. 9

    Aprender os compassos é tão fácil quanto aprender a contar. Os iniciantes devem começar com um compasso de 4/4, o que significa quatro batidas por barra (as pequenas linhas verticais que separam cada medida). No tempo de 4/4, uma nota inteira (ou semibreve), a nota que parece um "o" possui quatro contagens iguais de "um, dois, três, quatro". Uma nota meia (ou mínima), ou a nota que parece um "o" com um cabinho preso a ela, possui duas batidas iguais, "um, dois". Uma nota um quarto (ou semínima), ou a nota que parece um "o" preto com um cabinho, possui uma batida.

  10. 10

    Pratique as escalas de C com cada mão e todas as notas como notas inteiras, "um, dois, três, quatro" batidas para cada nota. Depois, com as notas meias, "um, dois", para cada nota, e depois com todas as notas como um quarto, uma batida para cada. Por fim, pratique com uma combinação de notas inteiras, meias e um quarto.

  11. 11

    Agora que conhece as notas e o compasso básico, você pode aprender partituras de músicas simples em compasso 4/4, sem sustenidos nem bemóis. Adquira ou baixe da internet uma partitura de música simples que inclua a localização dos dedos. Pratique uma música até que consiga tocá-la sem errar. Agora, você pode tocar piano.

Dicas & Advertências

  • Use as unhas curtas. Unhas compridas interferem na hora de tocar corretamente, pois você usará as pontas dos dedos.
  • Aprender o básico por conta própria demonstra grande iniciativa. Mas, à medida que avança, você pode considerar candidatar-se a obter ajuda de um professor profissional, que será capaz de refinar e corrigir a sua maneira de tocar.
  • Não há substituto para a prática concentrada. Mesmo que seja uns poucos minutos por dia, a prática faz um mundo de diferença em como um músico toca.
  • Domine o básico primeiro, ou alcançará um ponto em que não poderá mais progredir no seu toque.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível