Lazer e cultura

Como tocar o teclado usando partituras gratuitas

Escrito por don seiffert
Como tocar o teclado usando partituras gratuitas

keyboard image by Vasiliy Koval from Fotolia.com

Tocar o teclado é a melhor introdução à música para iniciantes, pois cada tecla toca exatamente uma nota e as teclas estão logicamente localizadas, indo da mais baixa para a mais alta. Felizmente, existem vários sites online onde você pode baixar de graça partituras para teclado ou piano.

Nível de dificuldade:
Moderado

O que você precisa?

  • Teclado
  • Computador com internet
  • Impressora

Lista completaMinimizar

Instruções

    Como achar partituras grátis para teclado.

  1. 1

    Escolha o tipo de música que você quer tocar. Você pode escolher uma música em especial ou um gênero entre as partituras grátis de músicas clássica, pop e rock.

  2. 2

    Procure na internet “partituras grátis para teclado” e o nome ou gênero da música que quer tocar. A procura mostrará dezenas de resultados e, apesar de ter que clicar algumas vezes para mudar a página até chegar à música que procura, pode baixar PDF sem maiores dificuldades.

  3. 3

    Imprima a partitura. Será mais fácil ter a música impressa em papel do que lê-la na tela do computador enquanto aprende a tocar.

    Tocando Partituras

  1. 1

    Para estudar as partituras, sente-se ao teclado. O padrão de notação musical consiste de duas pautas, cada uma com cinco linhas horizontais. A pauta de cima é chamada de clave de sol (aguda) e é tocada com a mão direita. A pauta debaixo é chamada de clave de fá (grave) e é tocada com a mão esquerda. O compasso é representado por dois números, um em cima do outro, em cada pauta no início de cada parte, como por exemplo, 4/4 ou 3/4. Isso diz quantas batidas ou pulsos têm na estrutura da música, sendo o compasso definido pelas linhas verticais em cada pauta. Músicas com um tempo 4/4 têm quatro semínimas por compasso, e 3/4 tem três semínimas por compasso.

  2. 2

    Coloque suas mãos no teclado para tocar as primeiras notas. As notas são mostradas pelas ovais que podem ser preenchidas ou não, com ou sem pernas (pequenas linhas verticais que vão para cima ou para baixo). Suas posições na pauta definem a tecla a ser tocada. Na clave de sol, agudo, a linha de baixo corresponde a E (mi) acima do C (dó) no meio no teclado. O espaço acima dela é o F (fá), a segunda linha é o G (sol), o espaço acima dela é A (lá), a terceira linha é B (si bemol), e assim por diante. Na clave de fá, a linha mais alta é A (lá), o espaço abaixo dela é G (sol), a linha abaixo é F (fá), e assim por diante. Algumas vezes há sustenidos (representados por símbolos de números) ou bemóis (representados por um símbolo que parece com uma pequena letra “b”). Se os sustenidos ou bemóis estiverem no início de cada pauta, quer dizer que toda vez que a nota for tocada, deve ser acima (para um sustenido) ou abaixo (para um bemol) da nota. Por exemplo, para uma música escrita em F (fá) sustenido, toda vez que houver uma nota F (fá), você deve tocar a tecla preta logo acima e a direita da tecla F (fá). Ocasionalmente, haverá um símbolo de sustenido ou bemol no meio da música que só se refere à nota imediatamente depois dele.

  3. 3

    Toque a primeira nota ou notas apertando as teclas correspondentes. Se houverem mais de uma nota na mesma linha vertical no inicio de uma parte, todas devem ser tocadas ao mesmo tempo. Para determinar quanto tempo deve segurar as notas, preste atenção nas notas. Notas inteiras, ovais vazias sem pernas, devem ser seguradas por quatro batidas ou pulsos. Meia notas, ovais vazias com pernas, devem ser seguradas por duas batidas. Quartos de notas, ovais preenchidas com pernas, devem ser seguradas por uma batida. Também há notas mais curtas: uma oitava é uma oval preenchida com perna e uma bandeira (uma linha diagonal curta que sai do fim da perna). A bandeira pode estar ligada a outra oitava ou pode estar sozinha, mas de qualquer maneira, a nota deve ser segurada por meia batida.

  4. 4

    Conte o tempo em voz alta ou baixinho para você mesmo enquanto segura as teclas. Como você conta é determinado pelo compasso. Para uma música escrita em 4/4, você deve contar “um dois três quatro, um dois três quatro,” onde cada número representa uma batida e cada repetição de um a quatro um compasso. Para uma música em 3/4, você deve contar “um dois três, um dois três.” Desta maneira você sabe quanto tempo deve segurar cada tecla.

  5. 5

    Continue tocando, seguindo a partitura da esquerda para a direita, contando a duração das notas.

Dicas & Advertências

  • É melhor começar bem devagar e ir acelerando aos poucos, conforme você vá aprendendo a duração de cada nota.
  • Muitos teclados têm sons de bateria que podem te ajudar a manter o tempo regular. Você também pode usar um metrônomo para manter o tempo ou simplesmente bata o pé acompanhando o compasso.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media