×
Loading ...

Toda tigela de cerâmica pode ir ao forno?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Produtos de cerâmica são feitos com fogo e são usados em tarefas que envolvam altas temperaturas, mas para saber se uma tigela de cerâmica pode ir ao forno, depende de cada tigela. Produtos de cerâmica são feitos por vidro derretido moldado e tratado para suportar temperaturas altas, gerando sua estrutura cristalina.

Tigelas de cerâmica (ceramic bowls in supermarket image by ta_samaya from Fotolia.com)

Precauções

É um erro assumir que tigelas de cerâmica podem suportar altas temperaturas só porque elas são forjadas no calor. Tigelas de cerâmica podem armazenar comidas quentes sem problemas, mas isso não significa que todas as tigelas podem ir ao forno. Se uma tigela não puder ir ao forno e for assim mesmo, ela pode se tornar potencialmente perigosa, já que pode se quebrar e seu conteúdo pode causar queimaduras sérias.

Loading...

Procure o rótulo

Tigelas e potes de cerâmica próprios para ir ao forno tem um rótulo que diz claramente que podem ir ao forno. Procure por um adesivo, que geralmente fica na parte de baixo da tigela, que diga que a tigela é própria para o forno. Se você comprou a tigela em uma loja de antiguidades ou se você a herdou, pergunte como a tigela era usada anteriormente e se já foi usada no forno e se ainda pode ser usada com esse propósito.

Espessura

A espessura de uma tigela de cerâmica indica quanto de variação térmica e de calor a cerâmica pode suportar. Quando uma tigela de cerâmica é colocada no forno, ela aquece lentamente e, quando é tirada do forno, ela esfria lentamente. A espessura protege a integridade da tigela de cerâmica, impedindo que ela quebre por estresse de seus materiais enquanto ela suporta mudanças graduais na temperatura. Cerâmicas finas são suscetíveis a rachaduras quando expostas a rápidas mudanças de temperatura ou a temperaturas elevadas. Até mesmo comida quente posta em uma tigela de cerâmica fria pode ser o suficiente para que haja uma expansão prematura do material devido ao calor em uma área da tigela enquanto o resto da tigela ainda está fria. Isso pode resultar na quebra da tigela.

Tipos de culinária com cerâmica

Cozinhar com uma tigela que vai ao forno não é o mesmo do que cozinhar com uma tigela normal. Não é uma boa ideia assar bolos e comidas que tenham rápida expansão em tigelas de cerâmica. Essas tigelas levam mais tempo para aquecer e retêm mais calor do que as tigelas tradicionais, o que resulta em comidas com cozimento não uniforme. Tigelas próprias ao forno são mais apropriadas para caçarolas, comidas que só utilizam um recipiente, tortas, ensopados e pratos semelhantes.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...