×
Loading ...

Como fazer tomadas elétricas com um jumper

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Você pode achar que há fios extras ao fazer a fiação de uma tomada elétrica. Não basta tentar torcer os fios juntos e colocá-los sob o parafuso de um terminal, pois eles podem se soltar e causar problemas ao seu circuito. Se, além do cabo elétrico entrando na caixa do receptáculo, você tiver um cabo ou cabos que saiam para alimentar outros recipientes elétricos, você precisará usar jumpers para ligar a tomada corretamente.

Instruções

Aprenda a fazer tomadas elétricas com um jumper (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Desligue a alimentação do circuito. Corte um pedaço de 15 cm de cabo elétrico e retire a bainha para separar os três fios dentro. Esses fios serão os seus jumpers.

    Loading...
  2. Emende os fios de mesma cor juntos -- preto, branco e terra. Em primeiro lugar, corte 1,5 cm a 2 cm de isolamento a partir da extremidade de cada fio na caixa do receptáculo e a partir de ambas as extremidades de cada ligação em ponte. Em seguida, segure os fios em cada emenda paralela (incluindo o jumper) com as extremidades uniformemente alinhadas. Fixe o seu alicate sobre as extremidades e torça os fios juntos no sentido horário com quatro a cinco voltas. Cada fio deve ficar em espiral em torno dos outros.

  3. Torça um conector de fio em cada emenda até sentir uma resistência. Se o conector não cobrir completamente os fios terra, utilize um conector maior ou remova o conector e corte fio suficiente a partir da junção de modo a que o conector cubra completamente os fios. Neste ponto, você deve ter três emendas concluídas na caixa do receptáculo e os únicos fios soltos devem ser os jumpers.

  4. Conecte as pontas soltas do fio de ligação no receptáculo. Coloque o jumper preto sob o parafuso de ouro, o jumper branco sob o parafuso de prata e o jumper terra sob o parafuso verde. Use uma chave de fenda para apertar os terminais do parafuso nos fios.

  5. Dobre os fios para que se encaixem perfeitamente na caixa de receptáculo. Empurre os fios terra na caixa em primeiro lugar, seguido pelos fios brancos e, em seguida, pelos fios pretos. Anexe o seu receptáculo à caixa com os parafusos fornecidos e, em seguida, aperte a tampa.

Loading...

Dicas

  • Você também pode usar essa técnica se quiser ligar as tomadas elétricas em série paralela. Isso permite que você desligue uma tomada no sentido da corrente sem cortar a energia de tomadas no sentido contrário.

O que você precisa

  • Cabo elétrico
  • Descascador/cortador de fios
  • Alicate
  • Conectores de fios
  • Chave de fenda

Referências

Loading ...
Loading ...