on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Tomar vitamina D causa inchaço e gases?

Atualizado em 13 junho, 2017

A vitamina D é essencial para a saúde dos ossos e para o sistema imunológico, e se você não consumir a quantidade adequada na sua dieta, pode precisar tomar um suplemento. Contudo, como a vitamina D é solúvel em gordura, seu corpo estoca o excesso, o que pode levar à toxicidade se você consumir demais. Isso pode causar inchaço e gases associados à prisão de ventre, diarreia e outros problemas intestinais. Discuta o consumo de vitamina D com um médico.

A toxicidade da vitamina D pode causar problemas digestivos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Por que você precisa de vitamina D

Seus ossos precisam da vitamina D para ajudar a utilizar o cálcio que você consome e se manterem fortes. Você também precisa dela para repelir vírus e bactérias, pois ela promove o funcionamento apropriado do sistema imunológico e ajuda na saúde em geral. Quando não se consome uma quantidade adequada de vitamina D, isso pode resultar em uma condição conhecida como osteomalacia, que geralmente causa fraqueza muscular e dor nos ossos. Pessoas com idade avançada e com pele escura podem precisar de suplementos para garantir um consumo adequado da vitamina.

Loading...

Como consumir essa vitamina

Se você for cuidadoso e consumir a quantidade recomendada, pode consumir a vitamina D sem risco de ter problemas intestinais como inchaço ou gases. Recomenda-se que adultos acima dos 70 anos consumam 600 UI de vitamina D por dia, somando o consumo por meio de suplementos e alimentação normal. Comidas que são fonte de vitamina D incluem ovos, salmão, arenque e óleo de fígado de bacalhau, bem como leite e cereais que tenham sido fortificados com a vitamina. Muitos multivitamínicos também contêm vitamina D e também é possível encontrá-la em suplementos individuais.

Riscos e sintomas de toxicidade

Consumir a vitamina D em excesso pode causar toxicidade, também conhecida como hipervitaminose D. Isso pode causar diversos sintomas envolvendo o trato intestinal, tais como vômito, prisão de ventre e os gases e o inchaço que a acompanham e também fraqueza, confusão, dor nos ossos, dor nos olhos e pedras nos rins. Se você tiver uma overdose de vitamina D, seu médico provavelmente pedirá que pare de tomar suplementos. De acordo com o Office of Dietary Supplements, o limite de consumo da vitamina de é 4.000 UI por dia.

Considerações adicionais

Os sintomas da toxicidade da vitamina D quase sempre aparecem devido ao consumo excessivo da vitamina. Por isso, sempre converse com o médico sobre o consumo de suplementos e deixe-o saber de qualquer efeito adverso que aparecer. O inchaço e os gases podem resultar de problemas não relacionados ao consumo da vitamina, como problemas intestinais ou estresse. Se você estiver com esses sintomas, fale sobre eles com o médico para determinar a causa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...